Iglo: «Queremos envolver as crianças no tema do futuro dos mares e do planeta»
Um projecto inovador que visa sensibilizar e educar crianças de todo o País para a importância da pesca responsável, da conservação das espécies marinhas e de água doce e para a diferença que as suas escolhas alimentares podem fazer. É desta forma que a Iglo descreve o projecto “A Bordo com o Capitão” que apresenta hoje em parceria com a ANP|WWF de maneira a levar o tema da sustentabilidade nos oceanos para a sala de aula de uma forma dinâmica e divertida.
Criado e desenvolvido pela agência criativa KICO – Kids Communication Agency, “A Bordo com o Capitão” arranca esta semana e vai entregar, a mais de 300 escolas portuguesas, um jogo que – através da jogabilidade estratégica, trabalho em equipa e resolução de desafios – ajuda as crianças a ficarem a conhecer as principais espécies dos mares, rios e estuários portugueses, o que as ameaça e ainda a perceber o que podem fazer no seu dia-a-dia para as proteger.
«A pesca excessiva é um dos problemas que os oceanos enfrentam e que a nós, Iglo, mais nos preocupa. Ao longo dos anos, a busca por vezes desregrada por recursos marinhos tem vindo a pôr em risco a sobrevivência dos mesmos, pelo que é urgente e essencial apostar e valorizar práticas de pesca sustentável certificada que garantam a boa renovação e continuidade das espécies», refere Inês Teixeira, directora de Marketing da Iglo. A profissional acrescenta: «O trabalho com as escolas e com as gerações mais jovens, que estão muito mais despertas para estes temas, é fundamental e é um dos eixos de actuação da nossa estratégia de sustentabilidade, através da qual a Iglo quer contribuir para uma melhor educação sobre a problemática da conservação das espécies marítimas e as ações que todos podemos tomar.»
O projecto vai ainda percorrer as escolas da região da Grande Lisboa, ao longo do ano lectivo, num roadshow educativo com acções que aliam a temática da sustentabilidade dos mares e rios ao programa escolar. Uma aventura com a presença do Capitão Iglo, para angariar marinheiros da sustentabilidade dos oceanos.
«Estamos muito entusiasmados por trabalhar com a Iglo e com o lançamento de “A Bordo com o Capitão”. Queremos inspirar as gerações futuras a tornarem-se defensores da pesca sustentável e da conservação marinha e acreditamos que a educação é o primeiro passo para alcançar esse objectivo», disse Duarte Botte, representante da KICO.
A ANP|WWF participou na curadoria e revisão dos conteúdos. «A educação ambiental e a literacia dos oceanos representam pilares fundamentais para a construção de um planeta onde as pessoas vivam em harmonia com a natureza. A iniciativa da Iglo demonstra o potencial alavancador das empresas para a promoção da cidadania afectiva e aumento da literacia ambiental, integrando a natureza na ‘sala de aula’ e permitindo o desenvolvimento de novas competências através da experimentação e dinamização de ferramentas pedagógicas inovadoras», assegurou Cátia Nunes, coordenadora do Programa de Educação da ANP/WWF.
Recorde-se que em 2022, a Iglo lançou o livro “Os peixes que fugiram da história”, que procurou sensibilizar as crianças para esta problemática, pondo a claro as consequências da pesca excessiva. «Mas se, há um ano, os peixes fugiram da história, em 2023 e 2024 vamos aprender como podemos trazê-los de volta, dando continuidade ao nosso investimento na sensibilização dos mais novos para a temática da sustentabilidade dos oceanos e da pesca sustentável», afirma a directora de Marketing da Iglo. A profissional explicou, em conversa com a Marketeer, qual a importância de educar desde cedo para esta temática.
Quais os objectivos do projecto “A Bordo com o Capitão”?
“A Bordo com o Capitão” é uma iniciativa que tem por objetivo impactar as crianças do primeiro ciclo para a temática da sustentabilidade dos oceanos e para a importância da pesca sustentável. Queríamos fazê-lo de forma didática e divertida, daí que a ideia da KICO- Kids Communication Agency, a agência responsável pela criatividade do projecto, nos tenha conquistado. Através dos desafios das cartas, é criada uma dinâmica em que se consegue transmitir a mensagem e envolver as crianças neste tema importantíssimo para o futuro dos mares e do planeta. Ao mesmo tempo, percebemos, aquando do lançamento do livro Os Peixes que Fugiram da História, em 2022, que havia necessidade, por parte das escolas, de ter materiais de apoio para divulgação destas temáticas e, por isso, vamos também ter, no nosso site, outras actividades pedagógicas que estão disponíveis para crianças, pais e educadores. É, portanto, um projecto pensado para as escolas, mas que vai para além do espaço físico da sala de aula.
Além disso, “A Bordo com o Capitão” dá continuidade ao investimento da Iglo na sensibilização dos mais novos. Trabalhar de perto com as escolas e com as gerações mais jovens é, aliás, um dos eixos de actuação da nossa estratégia de sustentabilidade.
Qual a importância de contactar as crianças em tenra idade com este tipo de mensagem?
Verificamos que as gerações mais jovens estão muito despertas para o tema da sustentabilidade e, por isso, faz-nos todo o sentido aproveitar este movimento e sensibilizar as crianças, desde pequeninas, para a importância da pesca responsável. De forma divertida e desafiante, conseguimos passar a mensagem e formar pequenos “marinheiros da sustentabilidade”, ajudando-os a aprender mais sobre a conservação das espécies marinhas e de água doce e a importância das suas escolhas alimentares.
Educar, desde cedo, para a problemática da conservação das espécies é fundamental, bem como ensinar as crianças que as suas acções podem ajudar a salvar as mesmas.
Porque é que faz sentido a iniciativa ser em parceria com a ANP|WWF?
A ANP|WWF tem sido parceira da Iglo em diversos projectos e “A Bordo com o Capitão” não podia ser diferente. A ANP|WWF fez a curadoria da iniciativa e foi um apoio fundamental na revisão de conteúdos. Nada melhor do que rodearmo-nos de especialistas para que os projectos sejam realizados com sucesso! A parceria com a ANP|WWF tem sido uma parte fundamental no trabalho de consciencialização ambiental que a Iglo tem desenvolvido.
Qual o peso deste projecto no investimento global de marketing da marca para este ano?
Este projecto representa cerca de 20% do investimento total na marca Capitão Iglo, como aposta clara na proximidade com as gerações mais novas e no compromisso de promover comportamentos e escolhas mais sustentáveis, para garantir que continuamos a ter peixe no mar, e nas nossas mesas, hoje e no futuro.
Veja aqui o vídeo que explica o projecto: