Ideias para descarbonizar o sector da saúde podem valer 20 mil euros

Estão abertas as candidaturas ao Net Zero Health Systems, um programa de aceleração de startups que está à procura de projectos que contribuam para tornar o sistema de saúde mais sustentável.

O programa é promovido pela AstraZeneca Portugal em parceria com a Unicorn Factory Lisboa e a Startup Lisboa. Nesta edição, as entidades vão seleccionar as melhores ideias para descarbonizar o sector através do desenvolvimento de soluções, em áreas como a eficiência energética hospitalar, mobilidade sustentável na saúde e digitalização e saúde conectada.

As candidaturas estão abertas até 29 de Setembro, sendo que podem concorrer startups, empresas que estejam a desenvolver um projecto, com menos de cinco anos de existência formal, ou pessoas singulares maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa.
O programa irá distribuir um total de 20 mil euros em prémios, divididos em duas fases. Numa primeira fase, o júri irá avaliar e eleger o primeiro e segundo projectos mais promissores, atribuindo prémios no valor de 10 mil e 5 mil euros, respectivamente.

Estas duas startups – às quais se poderão juntar até mais seis – terão acesso a um programa de aceleração de oito semanas, que contará com sessões de capacitação para o desenvolvimento dos projectos, mentoria e apoio à validação no mercado. Depois, os projectos serão novamente apresentados ao júri, num Demo Day, onde será escolhido o vencedor da fase de aceleração, que irá receber prémio adicional de 5 mil euros e acesso directo e gratuito à incubação na Startup Lisboa, durante seis meses.

«Sabe-se que o sector da saúde tem uma pegada ambiental considerável (representando cerca de 5% da pegada de CO2). Por isso, sendo a AstraZeneca uma entidade ligada a este sector e com preocupações ligadas à sustentabilidade, considerámos que trabalhar e apoiar projectos que possam permitir a redução da pegada do sistema de saúde português faria todo o sentido», sublinha em comunicado Sérgio Alves, presidente da AstraZeneca Portugal.

Artigos relacionados