Idas ao cinema em quebra há quatro meses
Desde Agosto que o número de espectadores nas salas portuguesas de cinema tem vindo a diminuir, em relação aos períodos homólogos do ano passado. Dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) revelam que as idas ao cinema voltaram a cair em Novembro, desta vez 11,1%.
Contudo, no acumulado do ano, os resultados são positivos, registando-se um aumento de 3,4%, num total de mais de 13,4 milhões de espectadores.
Em termos de receita bruta, o cenário é semelhante. Quebra desde Agosto, com um recuo de 9,4% em Novembro (5,1 milhões de euros), e crescimento no acumulado do ano, com uma subida de 4,4% para 72,2 milhões de euros.
“Velocidade Furiosa 8” é, para já, o filme mais visto do ano, tendo levado perto de 790 mil espectadores ao cinema. Seguem-se “Gru – O Maldisposto 3”, “A Bela e o Monstro”, “As Cinquenta Sombras Mais Negras” e “Piratas das Caraíbas: Homens Mortos não Contam Histórias”.
A nível nacional, a liderança pertence a “Jacinta”, que conquistou cerca de 45 mil espectadores. Depois, surge “Perdidos”, “São Jorge”, “Alguém como Eu” e “Fátima”.
A Nos Lusomundo Cinema é, uma vez mais, o principal distribuidor e exibidor, registando aumentos tanto na receita bruta como no número de espectadores.