Ice Bucket Challenge alcança 28 milhões de pessoas no Facebook

Bill-Gates_rsA equipa do Facebook mediu o impacto do Desafio de Banho de Água Gelado (Ice Bucket Challenge), apurando que 28 milhões de pessoas interagiram com este fenómeno na rede social, desde a primeira semana de Junho até ao passado dia 17.

No total, foram mais de 2,4 milhões de vídeos partilhados no Facebook, os quais levaram à interacção dos restantes milhões de utilizadores impactados, que comentaram, gostaram ou partilharam os vídeos.

Este desafio, que tem como objectivo angariar donativos para a o combate à esclerose lateral amiotrófica, teve origem em Boston, tendo sido nos Estados Unidos da América que se registou um maior número de participações. Seguem-se Austrália, Nova Zelândia, Canadá e México.

As figuras públicas associaram-se também a esta causa, com destaque para as participações de Bill Gates, Oprah Winfrey, Mark Zuckerberg, Cristiano Ronaldo e Jennifer Lopez.

Até à data, este movimento permitiu angariar 11,7 milhões de euros, um número bastante superior aos 1,3 milhões de euros obtidos em 2013.

Uma análise à luz do Marketing

Num artigo publicado no Advertising Age, este fenómeno é tido como uma lição de Marketing, na medida que é analisado como uma receita de sucesso para realizar uma campanha global. No artigo é referido que a dimensão alcançada por esta iniciativa deve-se ao facto de ser algo divertido e acessível, levando a uma maior adesão da parte do público. É igualmente destacado que, por vezes, a melhor forma de realizar uma campanha global passa por iniciá-la localmente. A verdade é que o Desafio de Banho de Água Gelada se iniciou na Florida, nos Estados Unidos, tendo-se alastrado a todo o país e posteriormente a vários continentes. “Frequentemente as marcas debatem-se com o lançamento de uma campanha nacional. Ao tentarem alcançar toda a população, torna-se demasiado genérico. Mas se se começar por alcançar as pessoas a um nível local, é possível ir aumentando o buzz em torno da campanha, fazendo com que esta se transforme numa campanha de maior dimensão”, pode ler-se no artigo escrito por Anne-Marie Kline.

Outra das características a reter passa pela facto de se dar a possibilidade às pessoas de contarem a sua própria história, ao terem a liberdade de participar nesta iniciativa de forma divertida, criando inclusive memórias futuras com os amigos. O que importa salientar é que não é obrigatório que sejam os marketeers a contarem a história, podendo deixar essa tarefa às pessoas impactadas por uma determinada iniciativa.

Por último, o aspecto pessoal deste desafio, a possibilidade de pessoas nomearem outras para participarem neste movimento. A partir desse momento, a pessoa torna-se parte deste fenómeno, podendo recrutar amigos para se juntarem a uma comunidade que tem vindo a apoiar uma causa humanitária. “Existe uma verdade humana no meio deste fenómeno: as pessoas querem ajudar a humanidade, mas assumem mais facilmente essa vontade quando se trata de algo pessoal”, pode ler-se no mesmo artigo. Transpondo isto para o Marketing, uma campanha é tão mais eficaz quanto mais apelar ao aspecto pessoal das pessoas que estarão em contacto com a mesma.

Top dos países por ordem de participação:

1. Estados Unidos

2. Austrália

3. Nova Zelândia

4. Canadá

5. México

6. Brasil

7. Alemanha

8. Filipinas

9. Porto Rico

10. India

Top dos posts de figuras públicas

Bill Gates: 

https://www.facebook.com/photo.php?v=10152332454511961

Chris Pratt:  

https://www.facebook.com/photo.php?v=821751667856664

Oprah Winfrey:

https://www.facebook.com/photo.php?v=10152665361942220

Ben Affleck: 

https://www.facebook.com/photo.php?v=551430364984205 

Cristiano Ronaldo:

https://www.facebook.com/Cristiano/posts/10152699580237164

Tyler Perry:  

https://www.facebook.com/photo.php?v=10152818254153268

Tim McGraw:  

https://www.facebook.com/photo.php?v=10152653709208556

Jennifer Lopez:

https://www.facebook.com/photo.php?v=10152600395830768

Robert Downey Jr.:  

https://www.facebook.com/robertdowneyjr/posts/328877063947432

Justin Bieber:  

https://www.facebook.com/photo.php?v=10152850345393888

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