IBM e Rua Sésamo desenvolvem produtos educativos

A próxima história da “Rua Sésamo” não tem o Poupas como protagonista, nem mesmo o Monstro das Bolachas. A organização sem fins lucrativos Sesame Workshop, que resultou no programa televisivo, juntou-se à IBM para criar produtos e plataformas educativas para crianças. O supercomputador da tecnológica (Watson) vai permitir transformar o modo como os mais novos aprendem, partindo da computação cognitiva.

A parceria deverá ter a duração de três anos, período durante o qual a Sesame Workshop e a IBM vão desenvolver sistemas adaptados às preferências de aprendizagem e níveis individuais de aptidão dos alunos do pré-escolar. Porque nenhuma criança é igual. Jeffrey D. Dunn, CEO da Sesame Workshop, acredita mesmo que «aliar a educação à tecnologia é a chave para melhorar a aprendizagem infantil nos EUA e em todo o Mundo».

O mesmo responsável acrescenta ainda, em comunicado, que «na geração anterior, a “Rua Sésamo” usou a presença omnipresente da televisão para alcançar crianças vulneráveis que não tinham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem que as crianças da classe média ou de classes mais abastadas». Agora, o objectivo é desenvolver a próxima geração de ferramentas adaptadas de aprendizagem.

Artigos relacionados