Ibis: We are open

A ibis tem apostado, nos últimos anos, num novo posicionamento e a música tem contribuído fortemente para este novo estatuto. A modernização do sector hoteleiro e das suas marcas tornou-se urgente e era necessário ir mais além do “business as usual”. Na visão de Laura Alves, Brand Marketing manager Portugal & Spain, Eco & Super-Eco Brands na Accor, «uma cama e um pequeno-almoço com meia dúzia de serviços associados à oferta do hotel já não respondem às expectativas actuais dos clientes, muito menos às futuras, e é por isso que oferecer experiências relevantes, únicas e memoráveis tem que ser um dos focos quando pensamos no futuro da hotelaria e dos nossos clientes».

Nesse sentido, a mesma responsável adianta que quando a insígnia começou a traçar o novo posicionamento da marca e a pensar na sua evolução, «a ligação com a música foi algo muito natural, porque faz parte do nosso ADN enquanto marca. Tal como a música, o que queremos nos nossos hotéis é criar espaços com ambientes vibrantes e acolhedores, nos quais as pessoas gostam de estar, partilhar momentos e emoções, e criar conexões com os clientes de uma forma única».

Tal como se entende a música como uma força poderosa, inclusiva, acessível, aberta a todos e que liga pessoas, ideias e culturas, também a cadeia de hotéis se identifica com estes valores e esta posição. A missão é agradar ao cliente e a música é uma arte que nos conecta a todos. «Por isso, é inevitável que a música seja a nossa paixão e desempenhe um papel crucial no posicionamento da marca, contribuindo para reforçar a nossa relação com o público e oferecer-lhe novas experiências dentro do programa ibis Music, que criámos para activar todas as acções que desenvolvemos dentro deste território de comunicação », defende a Brand Marketing manager Portugal & Spain, Eco & Super-Eco Brands na Accor.

Para o sucesso desta estratégia da cadeia hoteleira, o segredo é, de acordo com Laura Alves, «ser consistentes e verdadeiros para ter sucesso ao definir qualquer estratégia de uma marca, e é por isso que acredito que a nossa diferenciação na ibis vem daí», acrescentando que a «música é a nossa paixão e não é apenas mais um território de comunicação no meio de tantos outros, como acontece com algumas marcas que se dispersam por vários territórios».

A conexão genuína entre a marca e o território onde comunica e se posiciona é, assim, um dos pilares da ibis na sua estratégia relativamente à relevância da música, mas tal não deve ser encarado de forma desmedida. «O caminho até lá não é um sprint, mas sim uma maratona, por isso, ter um plano consistente, com acções inovadoras e experiências disruptivas é a nossa chave para a diferenciação», sublinha Laura Alves.

PROGRAMA IBIS MUSIC

Em 2019, a ibis lançou o programa ibis Music, que firma esta relação entre a marca e a música e que oferece a residentes locais e viajantes uma nova experiência em hospitalidade. «Apesar de ser um programa que tem iniciativas a nível internacional, como a Tour Mundial, continua a ter activações locais. Desta forma, o ibis Music é um programa da marca com três espectros: um a nível de acções internacionais (globais e comuns aos vários países); um segundo, a nível de marketing local, com os concertos planeados para se realizarem nos hotéis, a presença em festivais nacionais, parcerias com influencers locais e uma parceria de Brand Content que ainda estamos a fechar. Por fim, as acções in-hotel, ou seja, todas as acções que visam enriquecer a experiência do cliente durante a sua estadia através da música e que permitem aos hotéis animar os seus espaços, como é o caso do ibis Music Corner, um “cantinho plug and play” que temos em todos os hotéis ibis em Portugal, onde está disponível uma guitarra, um micro e onde qualquer pessoa pode tocar e cantar», esclarece a profissional.

Outra das iniciativas deste programa foi a ibis Music Tour, que envolveu 17 países e que continua a sua escala mundial com o objectivo de dar visibilidade e oportunidade a artistas emergentes em todo o mundo. «Para este ano, temos planeada a tour global do programa ibis Music, que conta com uma comunidade internacional de artistas. Será o palco de vários concertos nos nossos hotéis e tem como objectivo dar a conhecer artistas emergentes. A tour vai passar, mais uma vez, por vários destinos, como Reino Unido, Espanha, Polónia, Portugal, Brasil, Alemanha, México, Índia, China, Bélgica e França », avança Laura Alves.

Mas não fica por aqui. Também os festivais têm um lugar de destaque para a activação da marca. Em Portugal, a ibis fez uma parceria com o Rock in Rio em 2022 e grandes novidades estão para ser anunciadas, mas também estiveram no Fowards, no Reino Unido, no Creamfields (Chile), Tecate Live (México), Sziget (Hungria) e MJF (Suíça). «Vamos marcar presença em festivais, temos ofertas e experiências musicais exclusivas e estamos a realizar pequenos concertos locais organizados pelos nossos hotéis, num espaço que criámos em todos os hotéis da marca, o ibis Music Corner. Contamos ainda com uma estratégia forte nas nossas redes sociais, com conteúdos e parcerias focados na música, e associações com marcas e produtos fortemente relacionados à música, com o objectivo de enriquecer a experiência dos nossos clientes durante a sua estadia», resume a Brand Marketing manager Portugal & Spain, Eco & Super-Eco Brands na Accor.

No que diz respeito a activações, a marca pretende, ainda, proporcionar experiências diferentes, entusiasmantes e promover encontros inesperados, que façam a diferença e aprofundem a relação com a ibis. «Todos os projectos ibis Music são na realidade a materialização da assinatura “We Are Open”, aquilo que somos enquanto marca, da nossa identidade e de como nos posicionamos no mercado, para com isso aumentar a percepção da ibis como uma marca vibrante, de portas abertas, onde recebemos todos da mesma forma, sem barreiras ou preconceitos, tal como acontece com a música», conclui a mesma responsável.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na música”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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