IADE distinguido internacionalmente
Um projecto da autoria de um aluno do IADE colocou esta instituição entre as melhores escolas de Design do mundo, uma distinção da revista italiana Ottagono.
Esta revista, que é tida como uma das maiores referências em Design e Arquitectura, dedica a sua edição de Julho/Agosto de 2014 a uma análise aos melhores projectos de Design sobre bem-estar individual e colectivo. De entre os projectos seleccionados, destaca-se o de Rui Vasques, melhor aluno da IADE no curso de mestrado em Design de Produção em 2012. Das propostas apresentadas pelas instituições membros da Cumulus – International Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media –, e avaliados pela publicação, foram selecionadas somente 11 instituições de ensino em todo o mundo. O IADE junta-se a estabelecimentos de ensino como a Scuola del Design, Politecnico (Milão) Elisava (Barcelona) ou a Otago Institute of Design (Nova Zelândia).
Quanto ao projecto de Rui Vasques, intitulado Eco-Village Community, consiste num modelo de comunidade que segue os princípios de construção e produção local, de auto-suficiência e cooperação, dando especial atenção à utilização das melhores soluções tecnológicas. O objectivo de Rui Vasques passa por “implementar no terreno um modelo, criado de raiz, que responda aos problemas sociais, económicos e ambientais actuais, contribuindo para a transição para a era do desenvolvimento sustentável”, segundo um comunicado de imprensa. Esta comunidade foi projectada para utilizar diversos tipos de energias renováveis, como solar, eólica, cinética, geotérmica (consoante as condições locais), produção de biomassa e biocombustíveis.
«O IADE – Creative University tem apostado na sensibilização dos seus estudantes para que os conceitos orientadores dos projectos das teses de mestrado tenham por base triangulações de conhecimentos de âmbito cultural, científico, experimental e logístico. A visão periférica que é estimulada permite que os alunos aprofundem temas relevantes para a sociedade. Além da Eco-Village de Rui Vasques, a caneta para invisuais criada pelo aluno italiano Filippo Fiumani ou o desenvolvimento de um autocarro de apoio aos sem-abrigo, de André Silva, são exemplos de uma multiplicidade de projetos desenvolvidos pelos estudantes do IADE, tendo em conta essas preocupações», salienta António Cruz Rodrigues, Coordenador da Área Científica de Projecto do IADE.
O autor do projecto tem vindo a apresentá-lo em Portugal e em conferências internacionais, sendo que o modelo Eco-Village Community “pode ser aplicado em todo o mundo, mediante estudo prévio das condições climatéricas e potencial energético do local”.