IA transforma o trabalho, mas imaginação e criatividade continua a ser insubstituível, lembra ex-líder criativo da Disney
A inteligência artificial está a transformar o local de trabalho, mas há uma área onde ainda não consegue competir com os humanos: a imaginação. De acordo com o mais recente relatório “Future of Jobs” do Fórum Económico Mundial, a criatividade é hoje uma das competências mais importantes para os profissionais.
No entanto, muitos não se consideram criativos, alerta Duncan Wardle, autor de The Imagination Emporium: Creative Recipes for Innovation e ex-vice-presidente de inovação e criatividade da Disney. “Quando pergunto às pessoas se acham que são criativas, menos de 5% levanta a mão”, partilha Wardle. Ainda assim, diz acreditar “que todos podem ser criativos no ambiente certo.”
Embora o conceito de inovação possa parecer intimidante, a solução passa por trazer mais leveza ao dia a dia. “Onde estão quando têm as melhores ideias?”, questiona Wardle. “Ninguém diz ‘no trabalho’. Noventa por cento das pessoas responde: ‘no duche.’”
O problema, segundo o especialista, é que os locais de trabalho não estão desenhados para estimular a criatividade e o pensamento lúdico. Num mundo cada vez mais dominado pela IA, criar ambientes que promovam a imaginação pode ser o diferencial para as empresas e os seus profissionais.
Se a criatividade ainda não faz parte da cultura do local onde trabalha, talvez seja o momento de trazer alguma diversão ao processo. Afinal, como diz Wardle, todos têm potencial para inovar – só precisam das condições adequadas.