IA já produziu mais imagens num ano do que 150 anos de fotografia
Corria o ano de 1826 quando a fotografia foi oficialmente inventada. Um século e meio depois, foram captadas 15 mil milhões de imagens. Contudo, e embora o número possa parecer surpreendente, a verdade é que a Inteligência Artificial já conseguiu igualá-lo no último ano.
De acordo com dados da plataforma de pesquisa de imagens Everypixel, 80% das imagens criadas desde 2022 (ou cerca de 12,5 mil milhões) tiveram como origem modelos baseados no Stable Diffusion, que geram imagens segundo indicações por texto.
Além disso, há muito mais imagens criadas pela IA do que a biblioteca completa do Shutterstock e representam já um terço do número de imagens publicadas no Instagram (50 mil milhões). Porém, está ainda longe dos 1,5 milhões de milhões que o Facebook conta.
O Design Taxi revela também que outras plataformas como a OpenAI ou DALL-E 2 colocam online diariamente 34 milhões de fotografias. Já o Firefly, lançado pela Adobe, produziu mil milhões de imagens em três meses de existência.
E embora estas ferramentas possibilitem o desenvolvimento criativo de muitos mais indivíduos que não necessitam assim de ferramentas especializadas ou técnicas artísticas, a IA surge, por outro lado, como uma ameaça à própria criatividade humana.