IA ainda olha para a saúde mental com o estigma da sociedade

#UnidosContraOEstigma é o mote da campanha da farmacêutica Lundbeck que pretende reduzir o estigma e chamar a atenção para o preconceito ainda existente em relação à saúde mental, no âmbito do Dia da Saúde Mental.

A campanha ibérica teve como ponto de partida um estudo sobre o estigma das perturbações mentais através da Inteligência Artificial (IA) cujos resultados revelaram um “verdadeiro preconceito na geração de imagens de pessoas que sofrem de perturbação mental”.

As IA revela associar a depressão a uma pessoa apática, triste, incapaz de aproveitar o dia-a-dia, enquanto no caso da esquizofrenia, a patologia é representada por pessoas transtornadas e, por vezes, descontroladas. O estudo revela, desta forma, que a IA e as imagens associadas a estas patologias são resultado do estigma que persiste na nossa sociedade e que é também refletido na tecnologia.

«Acredito que o estigma associado às patologias psiquiátricas continua a ser um importante factor dissuasor da procura de cuidados médicos especializados por profissionais da área da saúde mental. Apesar da maior sensibilidade e atenção actual da sociedade para este tema, é importante reconhecer que persistem globalmente preconceitos e tabus que configuram diferentes formas de estigma que acabam por isolar e discriminar quem vive com uma doença mental», salienta, em comunicado, João Bessa, médico psiquiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM).

Por sua vez, para Beatriz Lourenço, médica psiquiatra e vice-presidente da ManifestaMente, associação para a promoção da saúde mental, «este tipo de campanhas de sensibilização e combate ao estigma da doença mental, como esta que agora é apresentada, contribuem para fomentar a discussão, quebrar o tabu, despertar curiosidade e informar as populações sobre estes temas. A saúde mental deve ser encarada como um pilar fundamental de uma sociedade saudável e é uma preocupação que diz respeito a todos nós».

#UnidosContraOEstigma estará activa durante todo o mês de Outubro e engloba um conjunto de acções de divulgação, em diversas plataformas e redes sociais, como Instagram e LinkedIn.

Artigos relacionados