Hyundai: Uma parceria para o progresso e bem-estar

A ligação da Hyundai a eventos de running está intrinsecamente ligada ao facto de esta ser uma modalidade que tem como princípios a superação e a excelência, valores que também fazem parte do ADN da marca. «Na Hyundai, assumimos o compromisso de promover o bem-estar e um estilo de vida activo e saudável, porque acreditamos que estes são alguns dos pilares para a construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável», começa por referir Paulo Ferreira, director de Comunicação e Relações Públicas da Hyundai Portugal.

De acordo com Paulo Ferreira, ao alinhar-se com eventos desportivos de renome, a Hyundai promove a sua visibilidade e solidifica a sua imagem como uma marca associada aos valores do desporto, da saúde e do bem-estar. «Esta estratégia permite- nos amplificar o alcance da Hyundai e fortalecer a sua posição no mercado como uma marca que supera as fronteiras convencionais da indústria automóvel e que aposta verdadeiramente no progresso», explica.

LIGAÇÃO AO RUNNING

Entre os vários eventos patrocinados pela Hyundai ao longo dos anos, «o running destaca-se, sem dúvida, pelo seu potencial de comunicação». Para o responsável do departamento de Comunicação da marca, «o running permite trabalhar a relação com os participantes e também com os apoiantes, alinhando-se perfeitamente com os ideais corporativos da Hyundai e com a sua visão de “Progress for Humanity”. Identificando- se com valores como a superação, a resiliência e a determinação, a Hyundai encontra, desta forma, uma relação natural e orgânica com o running. «Esta é uma modalidade onde as pessoas se tentam superar, ir mais longe, tal como nós, que somos muito mais do que uma marca automóvel e investimos na mobilidade do futuro», acrescenta o profissional.

A decisão estratégica da marca em associar-se aos principais eventos de running, nomeadamente em Lisboa e Porto, reflecte o empenho da empresa em ampliar a sua presença no cenário do running em Portugal. Neste enquadramento, a Hyundai assumiu o papel de parceiro automóvel exclusivo com organizadores de referência nesta área, como a Runporto e o Clube Maratona de Portugal, para além de assumir o naming sponsor de algumas provas. Ao participar e patrocinar estes eventos emblemáticos da modalidade, a Hyundai não só assegura uma grande visibilidade, como fortalece a sua mensagem de sustentabilidade ao destacar a gama 100% eléctrica neste tipo de eventos.

O posicionamento da Hyundai no território do running já se iniciou há alguns anos, assumindo-se naming sponsor da Hyundai Meia Maratona do Porto, desde 2019. A mais recente aposta da marca ao tornar-se igualmente naming sponsor da Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama «é uma manifestação do forte e crescente compromisso com o running. Esta parceria não só realça a visibilidade da marca no domínio desportivo, como fomenta uma sociedade mais activa e saudável».

DESAFIOS, TARGETS E MENSAGEM

Acima de tudo, com esta associação ao desporto, a Hyundai pretende mostrar às gerações de amanhã que está focada na promoção das condições ideais para um futuro sustentável. E é com esta aposta crescente no running que a marca visa fortalecer a ligação com a sociedade, que recorre, cada vez mais, à prática desportiva, aos convívios e à partilha de momentos de bem-estar, e, ao mesmo tempo, intensificar a componente de responsabilidade social. «A Hyundai abraça não apenas o desporto, mas também a solidariedade, através da acção #HyundaiDaTudo. Os participantes das provas são, por isso, convidados a contribuir, entregando vestuário e calçado desportivo para doação», revela o responsável, deixando a garantia de que esta iniciativa «reflecte o compromisso da marca com a responsabilidade social e o apoio às comunidades».

Além da componente solidária, durante os eventos, a Hyundai disponibiliza equipas de animadores com acções de motivação nas quais são oferecidos brindes ao público, e promove um plano dinâmico de activação digital. Além disso, em algumas provas, a marca promove, ainda, acções focadas nos atletas, como sessões de massagens e espaços de celebração.

Em termos de awareness de marca, o principal foco é a comunicação em pórticos e banners, assim como o destaque e decoração dos carros-relógio e das viaturas de apoio da organização e direcção de prova. A multinacional dá, também, uma atenção especial à camisola da prova, «seja com uma presença mais simples quando somos viatura oficial, ou com a camisola totalmente personalizada, nas provas em que somos naming sponsor». Para a insígnia, a camisola é, sem dúvida, «uma das melhores oportunidades para prolongar a associação da marca, porque os atletas acabam por voltar a usá-las em treinos e outras corridas», realça o profissional.

Para a Hyundai, são estas conexões que têm permitido à marca continuar a sua missão «de caminhar (ou correr) pelo progresso da humanidade».

DESAFIOS E ESTRATÉGIA

Mais do que desafios, a empresa opta por destacar as potencialidades das activações de marca antes e durante os eventos de running. «A modalidade, que se encontra em crescimento e que conta com cada vez mais adeptos, assume-se como uma oportunidade para reforçar a nossa aposta no desporto e, simultaneamente, ampliarmos o conhecimento, que se destaca pela promoção da mobilidade sustentável», refere. Na visão do director de Comunicação, os valores comuns permitem não só criar activações da marca, como também «construir uma ligação sólida, que possibilita novas oportunidades – por exemplo, no campo da promoção de iniciativas de responsabilidade social». Além disso, os momentos de activação e de patrocínio têm assumido um papel crucial no fortalecimento da relação da Hyundai com a comunidade de runners.

A estratégia de patrocínios desportivos da Hyundai continuará a ser abrangente, contemplando o running mas também o desporto motorizado, através do projecto Team Hyundai Portugal, a equipa oficial da marca a participar no Campeonato de Portugal de Ralis, mais uma aposta de sucesso com a recente vitória em 2023.

Paralelamente, a estratégia passa por se associarem a figuras do desporto que se destacam pelo mérito, estando entre os melhores a nível mundial nas suas modalidades, como são os casos de Miguel Oliveira, João Almeida, António Morgado e, mais recentemente, Nuno Borges.

Relativamente à comunicação, a marca defende uma abordagem integrada, que combina a comunicação institucional com a aposta em conteúdos digitais. «A estratégia passa por uma forte comunicação digital, nos mais diversos canais e plataformas, e também nas activações de marca e eventos, momentos importantíssimos pelas oportunidades de conexão que nos apresentam, ao nível da comunicação mais interactiva e directa com os consumidores», justifica.

Sobre os resultados alcançados com a associação ao desporto, o responsável faz um balanço extremamente positivo. «Esta aposta tem apresentado benefícios para a marca, nomeadamente em termos de visibilidade. A realidade é que o patrocínio de eventos desportivos, a par de outros territórios como, por exemplo, os Festivais de Verão, tem aumentado significativamente a exposição da Hyundai ao público em geral e isso tem contribuído para um maior conhecimento da marca e dos seus valores entre os consumidores», sublinha.

Para o profissional, «a Hyundai é, hoje, uma marca de referência para os consumidores, no que diz respeito à promoção de uma nova mobilidade, sustentabilidade e, ainda, no bem-estar e no estilo de vida saudável». É esta consciência colectiva que permite que o público se identifique com a marca, os seus valores e a sua missão.

«Acreditamos que as gerações actuais e futuras estão comprometidas com estes valores e, por isso, poderemos, em conjunto, escrever uma história com futuro», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Running”, publicado na edição de Março (n.º 332) da Marketeer.

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