Human: uma nova agência para mostrar o que une a Humanidade
Entre as dezenas de agências de modelos que existem em Portugal, a Sonder People dedica-se a «pessoas reais, com atitude, brilho, algo que as faça destacar no meio da multidão», como dizia o seu fundador, Frederico Canto e Castro, à Marketeer numa entrevista de 2016, altura em que a empresa ainda não tinha completado dois anos, mas já agenciava 1800 pessoas e trabalhava com marcas como o Continente, a Vodafone ou a Super Bock e a Sagres. Passados quase 10 anos, o jovem empreendedor que aos 20 concretizou o sonho de abrir uma agência de modelos diferente volta a seguir o instinto aos 30 e apresenta no mercado a Human.
Se a Sonder People é «focada na originalidade do indivíduo, na autenticidade, no que torna as pessoas únicas, diferentes e especiais», a Human «nasce como uma agência complementar, representativa daquilo que é a Humanidade: diferentes etnias, religiões, formas de pensar», explica a mente por trás destas apostas.
Apoiada na assinatura “Para além daquilo que nos separa há algo muito mais forte que nos une – a nossa Humanidade partilhada”, a nova empresa surge, para o seu fundador, «num momento em que o Mundo atravessa um nível de polarização sem precedentes», focado nas diferenças. Por isso, a Human nasce tanto para «relembrar que somos pessoas diferentes, mas temos algo forte que nos une», como para criar uma comunidade «altamente diversa que represente a Humanidade», de forma a que os clientes possam ter nos seus anúncios «a Humanidade representada».
Human e Sonder People de mãos dadas sob o Grupo Winny
Entre o que individualiza e o que uniformiza, esta agência é mais um passo num sonho de Frederico Canto e Castro que, em 2014, encontrou na sua avó, a belga Winny, um suporte como mais ninguém soube ser. Foi esta a pessoa que depositou confiança nas ideias do neto e lhe deu os meios necessários para avançar naquilo que acreditava. Sem ela, talvez o empreendedor tivesse seguido em frente de qualquer das formas, mas certamente não teria sido a mesma coisa. E agora, como forma de homenagear esta figura inspiradora na sua vida, é criado o Grupo Winny, que agrega tanto a Sonder People como a Human sob um só nome.
«A minha avó partiu e senti que uma boa forma de a homenagear, visto que foi ela a primeira a acreditar no projecto, era criar uma marca mãe institucional, para que as duas agências façam parte de um grupo.»
Ainda que a recém-nascida agência, chegada ao mercado no início de 2024, comece do zero, leva já consigo a carteira de clientes da irmã Sonder People, o que lhe abriu portas para concretizar trabalhos com a American Express, Zara, Continente, Vodafone, Pingo Doce e Wells, a nível nacional e internacional.
No que toca a agenciados – e como conta Frederico Canto e Castro –, está numa fase de “caça ao modelo”, seja nas redes sociais ou na rua. Qualquer pessoa pode, potencialmente, ter o que é necessário para fazer parte de um anúncio e a Human anda atenta às próximas caras a terem esta oportunidade. Para tal existe uma equipa fixa formada por quatro pessoas, com a CEO Andreia Grancha ao leme.
A partir daqui o objectivo é claro: continuar a agenciar pessoas que «façam fit» com este conceito de marca de representar a humanidade e servir os clientes ao mais alto nível. Depois, a missão passa também por dar um pequeno contributo para ajudar a unir, a criar empatia e a «relembrar as pessoas de que há algo muito mais forte do que o que nos separa».