Huawei supera Apple na venda de smartphones

Nos passados meses de Junho e Julho, a Huawei ultrapassou a Apple na venda de smartphones, a nível mundial. Ainda com os resultados de Agosto por aferir, a empresa chinesa afirma estar confiante num terceiro mês de liderança em relação à tecnológica fundada por Steve Jobs.

Porém, superar a Apple não é suficiente para ocupar o primeiro lugar da lista. Nos meses de Junho e Julho, a Huawei conseguiu conquistar o segundo lugar, deixando o primeiro novamente para a Samsung.

Os dados são do relatórios Market Pulse da Counterpoint, reportados pela Huawei. Peter Richardson, director da consultora, considera que os resultados alcançados representam um «marco significativo para a Huawei» e justifica os mesmos com o «investimento consistente em I&D e fabrico», a par do «marketing agressivo e da expansão do canal de vendas».

Peter Richardson ressalva, ainda, que a situação actual poderá ser apenas temporária, dado que a actualização anual do iPhone está prestes a acontecer. O responsável acrescenta que a Huawei é «excessivamente dependente do mercado doméstico da China, onde goza da posição de liderança e dos mercados centrados nos operadores da Europa, América Latina e Médio Oriente».

Relativamente à marca Huawei, o analista sénior Pavel Naiya comenta que apesar de se ter tornado a segunda marca de smartphones mais vendida do mundo, nos passados dois meses, nenhum dos seus equipamentos faz parte do top 10 dos melhores. «Isto é devido a um portefólio de SKU múltiplo que actualmente não possui um verdadeiro dispositivo herói. Ao ter um portefólio diversificado, a Huawei pode lutar em várias frentes, mas faz pouco para construir o reconhecimento geral da marca; algo que a Huawei realmente precisa se quer continuar a ganhar participação», conclui.

Artigos relacionados