Hotel Palácio Estoril: Reforçar nos eventos sem descurar a tradição
Desde sempre que o Palácio Estoril tem sido palco de festas e eventos corporativos. Num ambiente de esplendor que evoca o clássico, o hotel oferece elegância, conforto e serviço em momentos que podem acontecer nas suas salas e salões, ou no amplo jardim. Isto porque, para além dos seus 161 quartos e suítes, o Palácio Estoril dispõe ainda de nove salas de reunião com luz natural e capacidade até 500 pessoas, restaurantes, bar, Wellness Center, Banyan Tree Spa e o campo de golfe Estoril. Tudo isto, com a presença de uma equipa dedicada e profissional.
André Araújo e Sá, Deputy Sales & Marketing director, confirma que os eventos são uma das áreas que se ambiciona reforçar, tendo em conta a sua relevância para as receitas e para o posicionamento do hotel. «Desde sempre, o Hotel Palácio é conhecido por receber eventos nacionais e internacionais, sejam corporativos, casamentos ou celebrações especiais», recorda, destacando os casamentos e eventos corporativos como os que mais se evidenciam: «Temos recebido muitos casamentos estrangeiros e pedidos de grupo para eventos e reuniões. Com a reabertura do Centro de Congressos do Estoril, vamos voltar a receber no Estoril/Cascais grupos de maior dimensão. Cascais é um destino com boa dinâmica de eventos internacionais e que atrai muitas reservas para os hotéis (como as Conferências do Estoril, Maratona de Lisboa, Ironman, Estoril Open).»
«O crescimento tem sido muito positivo e surpreendente. Prevemos que, no final de 2022, os números sejam superiores ao ano de 2019», partilha André Araújo e Sá. E, mais ainda, quando se avalia o impacto no global, já que a maioria dos eventos, para além das receitas de F&B e Salas, têm necessidade de alojamento e, em muitos casos, com estadias antes e depois do evento. Até à data, a comunicação do Palácio Estoril, a este nível, tem sido dirigida a cada segmento. «Usamos muito as redes sociais do hotel, o nosso programa de fidelização de clientes (Cosy Members), fazemos parcerias com formadores de opinião e com imprensa especializada. Os clientes também são determinantes na comunicação, quando partilham as suas experiências no Palácio Estoril, no nosso Wellness Center e no Golfe. A nível de vendas, temos acordos com alguns operadores turísticos e agências de viagem, empresas nacionais e internacionais e tentamos atrair reservas para o site do hotel», informa.
Em termos de público, o português continua a ser o principal, secundado pelos mercados do Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Escandinávia, EUA e Brasil. «Temos tido um aumento de reservas do mercado chinês, principalmente empresas, e do mercado indiano para casamentos», acrescenta André Araújo e Sá, confirmando que no Hotel Palácio há muitos clientes repetidos e que vêm há anos. Mas, como diz, há também «muitos novos clientes, que vêm por recomendação ou de acções de promoção constante no mercado nacional e no estrangeiro», sendo que, quando os serviços do hotel são recomendados, a percentagem de confirmação é muito elevada.
É que, para além do alojamento, das salas e todos os serviços de F&B, o Palácio Estoril dispõe ainda de um Wellness Center que já ganhou oito prémios internacionais, com uma variedade de programas e que inclui um Banyan Tree Spa, piscina dinâmica, ginásio, aulas de hidroterapia e pilates, programas de body sculpt, osteopatia, estética e programas de anti-aging e perda de peso. «Dispomos também do Estoril Golf Club, que atrai muitos golfistas durante todo o ano. Acreditamos que o que marca a diferença na experiência que os clientes têm quando vêm ao Palácio Estoril, para além da sua beleza e localização, é o serviço dedicado prestado pelos colaboradores (50% trabalha no Palácio há mais de 20 anos)», sublinha.
Querendo reforçar a posição no segmento e nos mercados tradicionais, a preocupação é manter o nível de serviço e atendimento a que os clientes estão habituados. «Pretendemos crescer, mantendo um bom nível de equilíbrio entre todos os segmentos e o nível de serviço que os clientes esperam quando vêm ao Hotel Palácio», confirma.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.