Hotel Palácio Estoril: Conquistar o segmento MICE

No Hotel Palácio do Estoril valoriza-se a personalização das estadias, pelo que é sempre possível realizar pacotes tailor made direccionados para necessidades específicas. Ou não fosse vontade, por ali, «proporcionar experiências únicas a todos os segmentos», conforme refere André Araújo e Sá, deputy Sales & marketing director. E o que explica, em parte, por que é que o hotel foi distinguido com a menção honrosa de “Best for Meetings & Conferences 2023” pela Condé Nast Johansens. «Para além de ser um prémio internacional de uma das principais revistas do sector do Turismo, é um prémio referente ao segmento MICE, que tem uma importância muito relevante na receita do hotel», destaca André Araújo.

Sendo já o segundo segmento ao nível de receitas para a unidade hoteleira, deverá continuar a crescer, com o responsável a confirmar boas perspectivas para o próximo ano.

Como está estruturada a oferta do Hotel Palácio Estoril no segmento MICE?

O Hotel Palácio dispõe de 155 quartos, incluindo 32 suítes, e nove salas de reunião, todas com luz natural. Além disso, dispõe de um jardim, junto à piscina, para a realização de eventos até 500 pessoas. Todas as salas são temáticas e têm uma decoração diferente. A maior sala (o salão Atlântico) tem capacidade até 500 pessoas e as restantes têm capacidade entre 15 e 200.

Qual é tipicamente o “pacote” para os clientes corporate?

Temos quatro restaurantes e convidamos os nossos hóspedes a conhecer o nosso Wellness Center e o Banyan Tree Spa. Dispomos de pacotes de reunião dia inteiro e meio-dia, bem como actividades de interacção de grupo. Todos os produtos que o hotel oferece têm garantia de um serviço dedicado com elevado nível de requinte.

As experiências, como o Jantar Vínico, os eventos Spy Catcher e as Noites Temáticas James Bond, são também procuradas e valorizadas pelos clientes corporate?

Sem dúvida, principalmente as noites temáticas do 007 e a actividade Spy Catcher, uma vez que os clientes sabem que o Hotel Palácio foi o berço do 007 e que, em 1969, recebeu o filme “On Her Majesty’s Secret Service”. Em todos os eventos James Bond, o nosso concierge, o senhor José Diogo, que foi personagem do filme, marca presença e oferece a todos os participantes um certificado de experiência 007, assinado pelo mesmo.

E o golfe tem peso neste segmento?

O golfe é um segmento muito importante para o Hotel Palácio. Para além de disponibilizarmos actividades para grupos corporate, muitos participantes dos eventos decidem prolongar ou antecipar as suas estadias para jogar no nosso campo (Golfe Estoril) e também nos restantes campos da região de Cascais.

No sector empresarial, quem é o cliente-tipo do Hotel Palácio?

A nível de individuais, são executivos de alto nível, que ficam, em média, duas a três noites. A nível de grupos, recebemos reuniões internas de empresas, lançamentos de produtos, conferências, congressos e viagens de incentivo.

O mercado internacional tem um peso relevante? Quais os principais mercados emissores?

O mercado internacional tem uma importância muito relevante. Os mercados dos EUA e Reino Unido são o que têm maior expressão, além do alemão, espanhol e francês.

Que eventos foram organizados já este ano no Palácio Estoril? E que outros estão agendados até ao final do ano?

Os eventos corporativos variam entre reuniões internas, conferências, congressos e viagens de incentivo. Temos clientes que todos os anos realizam os seus eventos no Hotel Palácio. Cascais tem recebido muitos e, em alguns, somos o hotel oficial (como é o caso das Conferências do Estoril).

Há alguma campanha direccionada para este segmento?

Temos pacotes especiais para empresas com condições exclusivas a nível de alojamento e com a possibilidade de incluir outros serviços do hotel. Valorizamos a personalização das estadias, sendo possível realizar pacotes tailor made para necessidades específicas. Pretendemos proporcionar experiências únicas a todos os segmentos.

O hotel foi distinguido com a menção honrosa de “Best for Meetings & Conferences 2023” pela Condé Nast Johansens. Qual a importância desta distinção?

Para além de ser um prémio internacional de uma das principais revistas do sector do Turismo, é um prémio referente ao segmento MICE, que tem uma importância muito relevante na receita do hotel.

Como estão a decorrer as reservas no segmento corporate?

No primeiro semestre tivemos bons resultados. Para Setembro e Outubro, as perspectivas são boas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 325) da Marketeer.

Artigos relacionados