Hotéis sobre carris podem ser os próximos aviões?
Uma startup francesa está a desenvolver uma rede de comboios nocturnos que poderá rivalizar com os aviões. O plano da Midnight Train é garantir rotas por toda a Europa, que levam os passageiros de um país a outro enquanto dormem e, para tornar a experiência mais agradável, a aposta vai para comboios que prometem ser verdadeiros “hotéis sobre carris”.
A ideia é que estes comboios possam ser uma alternativa aos voos de curta duração, ligando cidades europeias cuja proximidade permite viagens de uma noite. Segundo adianta o The Guardian está prevista cerca de uma dezena de paragens a partir de Paris, incluindo Porto, mas também Madrid, Copenhaga, Bruxelas, Milão ou Hamburgo.
As viagens deverão arrancar em 2024 com carruagens semelhantes a quartos de hotel, que oferecem privacidade e segurança aos hóspedes/passageiros. Também faz parte do plano um serviço de restauração e bar.
A mesma publicação indica ainda que a proposta de valor da Midnight Train está muito ligada à sustentabilidade, uma vez que cresce a preocupação com o impacto ambiental da aviação. Os consumidores procuram outras opções mais ecológicas e que representem uma pegada carbónica mais reduzida.
«Notei que as pessoas à minha volta não querem entrar num avisão devido a preocupações com as emissões de carbono, mas também a minha namorada tem medo de voar e decidiu nunca mais entrar num avião. Percebi que a única maneira possível de viajar seria de comboio», comenta Adrien Aumont, um dos co-fundadores da startup.
Escusando-se a indicar preços concretos para estas viagens, Adrien Aumont revela apenas que serão capazes de competir com os bilhetes para viagens curtas, tendo em consideração aquilo que descreve como «custos escondidos», ou seja, transporte de bagagem ou corridas de táxi para o aeroporto.