Hotéis em Portugal voltam a ter mais estrangeiros que portugueses
No próximo mês de Julho, o número de hóspedes hoteleiros internacionais em Portugal deverá ultrapassar o número de hóspedes domésticos pela primeira vez desde o início da pandemia, de acordo com o SiteMinder.
Esta plataforma aberta de comércio hoteleiro explica que, no passado mês de Junho, a percentagem de hóspedes internacionais em Portugal foi de 46%, prevendo-se que aumente para 63% este mês. Assim, e pela primeira vez desde o início da pandemia, haverá um maior número de hóspedes internacionais em relação aos hóspedes domésticos. Com base nas reservas feitas a partir de 30 de Junho de 2021, prevê-se que este aumento continue a crescer, atingindo um pico de 94% em Janeiro de 2022.
«De acordo com as nossas previsões, que antecedem Outubro e vão até Janeiro de 2022, contamos que a maioria dos hóspedes em Portugal sejam fora do País. Os hotéis deverão planear as suas ofertas com antecedência e pensar em como diversificar o seu mix de negócios, mais uma vez, através de uma estratégia de marketing e distribuição mais global, diferente da que vinha a ser habitual nos últimos 18 meses. Ainda há muitas incógnitas devido à pandemia, mas os dados são nossos aliados e estas informações permitem que, a indústria hoteleira portuguesa comece a delinear um leque diversificado de hóspedes para os próximos meses», afirma André Gois, gerente da SiteMinder em Portugal.
No geral, o volume de reservas de hotéis em Portugal encontra-se, actualmente, nos 73% relativamente ao período homólogo de 2019. Trata-se de uma queda, após um aumento recente para 93%, em 13 de Maio de 2021, apesar se estar acima da média global que se encontra nos 67%. O impulso nas reservas de hotéis em Portugal fica apenas atrás da Islândia, Espanha, Irlanda e Malta, na Europa.