Hospital de Cascais passa a ser gerido pelo grupo espanhol Ribera Salud
Após 14 anos sob a gestão do Grupo Lusíadas, o Hospital de Cascais passou, desde o primeiro dia do ano, a ser gerido pela espanhola Ribera Salud, em regime de parceria público-privada (PPP).
O contrato que foi adjudicado ao grupo espanhol para a gestão clínica do estebelecimento hospitalar terá a duração de oito anos. A Lusíadas decidiu não participar neste concurso lançado para a parceria público-privada, alegando que a proposta apresentada pelo Governo não garantia a sustentabilidade financeira ao longo dos oito anos de vigência do contrato.
Este trata-se assim do primeiro projecto do grupo sediado em Valência no mercado nacional, numa operação que “responde ao compromisso do grupo e dos seus actuais accionistas em prosseguir uma colaboração contínua com os governos de diferentes regiões de Espanha e da União Europeia para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde”, conforme sublinha a Ribera Salud em comunicado.
«A nossa ambição é adicionar a nossa experiência em modelos público-privados à experiência da equipa de gestão do hospital, aportando as melhores práticas e uma medicina de valor para continuarmos a prestar a melhor assistência a todos os utentes. Queremos trabalhar em conjunto com o Governo português para lidar com os grandes desafios do sistema de saúde a nível global numa etapa pós-Covid», afirma Alberto de Rosa, presidente do grupo Ribera Salud.
Inaugurado em 2010, o Hospital de Cascais conta com 277 camas, 33 gabinetes de consultas de especialidade, 10 salas de bloco de partos e seis salas de bloco operatório, contando no seu quadro com cerca de 1500 colaboradores.