Hospital da Bonecada volta ao Colombo para acabar com “síndrome da bata branca” nas crianças
Até dia 1 de Maio, a Praça Central do Centro Colombo vai volta a transformar-se num hospital faz de conta com o objectivo de ajudar a eliminar a síndrome da bata branca nos mais pequenos. Nesta 22.ª edição, a temática do Hospital da Bonecada é “A Criança e a Família”, focando-se na importância da família, em qualquer formato que possa surgir, no desenvolvimento psico-social da criança.
No Hospital da Bonecada a infraestrutura é semelhante à de um hospital real, para que os mais pequenos se familiarizem com o ambiente. É neste espaço que as crianças devem explicar os sinais e sintomas do boneco que levam consigo e, em seguida, passam ao tratamento.
Tudo começa na sala de triagem e o percurso leva-as até ao consultório médico, onde o médico pode prescrever xaropes, beijinhos e abracinhos — e ainda é explicado todo o material usado na consulta e os participantes são incentivados a experimentar.
Com a ajuda de estudantes universitários de 14 áreas, desde medicina e medicina dentária a dietética e ciências da nutrição, as crianças passam ainda pelo bloco operatório, laboratório, gabinete de enfermagem e até pela farmácia, gabinete do dentista, gabinete de imagem médica e radioterapia, ginásio de fisioterapia, sala de nutrição, sala dos sentimentos e pela sala de visão.
«Mais um ano em que temos o enorme prazer de voltar a receber e apoiar mais uma edição de um projecto tão significativo para os mais pequenos. É recompensador não só saber que fazemos parte da história de vários futuros profissionais de saúde, mas também do crescimento de centenas de crianças, através desta iniciativa», refere, em comunicado, Paulo Gomes, director do Centro Colombo.
O Hospital da Bonecada é de entrada gratuita e decorre todos os dias, de 21 de Abril a 1 de Maio, das 10h às 21h, sendo que a última entrada no espaço é às 20h30.