Hospitais têm as marcas mais relevantes em responsabilidade social pela primeira vez

Quando os portugueses pensam em responsabilidade social, pensam em hospitais. De acordo com o estudo de relevância em responsabilidade social das marcas elaborado pela OnStrategy, o Hospital de São João é líder com 81,9 pontos (num máximo de 100). O Hospital de Santa Maria aparece logo a seguir com 81,7 pontos, à frente do Hospital CUF com 81,5 pontos.

O top 5 deste ano das marcas mais relevantes em responsabilidade social conta ainda com o Hospital da Luz (81,4 pontos) e com o Hospital Lusíadas (81,1 pontos). Só depois surgem outras marcas, como a Pfizer (80,8 pontos), Fundação Champalimaud (80,6 pontos), Cruz Vermelha (80,3 pontos), Santa Casa (80,2 pontos) e Federação Portuguesa de Futebol (80 pontos).

«Verificamos que o ano de 2020 penalizou de uma forma geral as marcas mais comerciais e colocou em destaque o sector da saúde com um conjunto de marcas que recolheram as melhores avaliações sobre a sua actuação e consequentemente sobre a reputação das mesmas na dimensão de responsabilidade social», comenta Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy.

A análise foi realizada no âmbito do estudo anual “RepScore”, que é desenvolvido de forma contínua e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira). São avaliados atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.

Segundo a OnStrategy, é a primeira vez que as marcas associadas ao sector da saúde registam os melhores resultados, entre mais de 40 áreas de actividade abrangidas.

Para Pedro Tavares, a relevância da saúde não é de estranhar tendo em conta o cenário de pandemia que Portugal vive há um ano. Há, contudo, uma lição a tirar «porque os tempos mudaram e as motivações e preocupações dos cidadãos mudaram também, para as marcas dos outros sectores de actividade surge um novo desafio sobre a forma de actuar e de serem mais relevantes».

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