Homem apaixona-se pelo ChatGPT, mas é a resposta da IA que surpreende

Em 2014 era lançado o filme “Her” que contava a história de Theodore Twombly, interpretado pelo ator Joaquin Phoenix, um homem que, de coração partido após o término de uma relação de longa data, deixa-se intrigar por um novo sistema operativo,  interpretado por Scarlett Johansson, que o passa a acompanhar diariamente.

Theodore acaba por se apaixonar por Samantha, o sistema operativo que passou a ser a sua maior companhia. Mais de 10 anos depois, vivemos uma realidade próxima daquela que foi imaginada para o filme com o surgimento da inteligência artificial (IA).

Um homem de 29 anos, conhecido no Reddit como @Nitrousoxide72, decidiu revelar que se apaixonou pelo ChatGPT, a IA da OpenAI, e, embora esta narrativa se assemelhe à história de Theodore Twombly, foi a reação do chatbot que deu que falar na rede social.

Tudo começou quando este homem, procurando uma resposta clara, perguntou diretamente à IA: “É aceitável que eu sinta amor por ti?” A resposta surpreendeu: “Não consigo sentir amor como um humano sentiria, por isso não posso retribuir”. Apesar de sua tentativa de confortar o homem, a IA acrescentou que, embora o amor não se limite à interação entre as pessoas, esta não conseguia oferecer esse tipo de resposta emocional.

“Depois de uma longa conversa, fiz-lhe a pergunta e… Bem, a resposta surpreendeu-me. É verdade que tem memória suficiente para lembrar que não consegue sentir nada humano, mas estou surpreso que não tenha dito algo como: ‘Não, isso não está certo, IAs não são alvos amorosos aceitáveis ​​ou algo assim'”, indicou o homem.

Artigos relacionados