H&M e Lee criam jeans 100% algodão reciclado e etiquetas de cortiça

A colecção de ganga mais sustentável algumas vez lançada pela H&M. É desta forma que a marca sueca descreve a sua mais recente colaboração com a Lee, que resulta no desenvolvimento de uns jeans 100% algodão reciclado (80% de desperdício pós-industrial e 20% pós-consumidor).

Mas esta é apenas um das novidades desta colecção mais amiga do ambiente e que promete ser um passo em frente em direcção a uma nova geração de ganga sustentável. Foi também pensada uma alternativa para a tradicional etiqueta de pele, que é substituída por cortiça e papel jacron, por exemplo.

«Adorámos trabalhar com a Lee de forma a avançar com a mudança. Uma mudança para peças em ganga mais sustentáveis e circulares. Olhámos para todos os detalhes e desafiámo-nos mutuamente de uma forma positiva. Por outro lado, é fantástico trabalhar com os designs icónicos da Lee e dar-lhes um pouco da nossa inspiração», afirma Jon Loman, designer na H&M.

Já Chris Waldeck, EVP global Brand president da norte-americana Lee, sublinha como a inovação é um dos pilares da marca, que 130 anos depois de ser fundada continua em busca de novas soluções e de uma ganga com melhores características.

A colecção Lee x H&M, disponível online a partir do próximo dia 28, inclui também ganga produzida a partir de fibras sintéticas renováveis e tinturaria que não desperdiça água. Juntam-se lavagens de baixo impacto a nível de água, químicos e energia (verificadas por terceiros).

Para dar mais força a esta nova aposta, a H&M anuncia que vai também pela primeira vez, partilhar os dados Life Cycle Assessment (LCA) no seu site. Desta forma, todos os consumidores poderão conhecer o impacto de cada peça em termos de água, CO2 e energia.

A transparência dá também mote à campanha de comunicação da nova colecção, que envolve conversas abertas entre criadores e representantes da H&M, incluindo a CEO do grupo de moda.

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