Hilton mantém a coroa da marca mais valiosa do sector hoteleiro

A cadeia hoteleira Hilton renovou o estatuto de marca mais valiosa do Mundo no sector da hospitalidade, estando avaliada em 11,7 mil milhões de dólares (10,8 mil milhões de euros), de acordo com um ranking elaborado pela Brand Finance. O ranking das 50 marcas mais valiosas do sector é dominado por marcas norte-americanas e não inclui nenhuma insígnia portuguesa.

Segundo o estudo realizado pela consultora, apesar de registar uma recuperação gradual, a indústria hoteleira tem tido alguma dificuldade em “recuperar dos efeitos duradouros da pandemia”, uma vez que 27 das 50 marcas analisadas ainda mantêm um valor de mercado abaixo dos níveis pré-pandemia.

No caso da Hilton, o ano de 2022 ficou marcado por um aumento “excepcional” em termos de valor de mercado, graças à subida das receitas do grupo, quer no segmento empresarial, quer no de lazer. Este ano, a cadeia hoteleira sofreu uma “ligeira desaceleração do ritmo de crescimento, à medida que o sector regressa a uma trajectória de normalidade”, o que resultou num decréscimo de 2% do seu valor de mercado.

Ainda assim, o valor de mercado da Hilton é quase o dobro do valor da segunda marca mais valiosa do Mundo, a Hyatt, que está avaliada em 6,1 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros). «No mundo pós-pandémico, a Hilton demonstrou uma resiliência notável e um compromisso inabalável em oferecer experiências excepcionais. Com um foco inabalável na satisfação dos hóspedes, não apenas recuperou, mas também emergiu mais forte em vários aspectos, solidificando a sua posição como uma marca global líder. Através de estratégias inovadoras e da sua dedicação em acompanhar as necessidades dos consumidores, manteve o título de marca hoteleira mais valiosa do Mundo», afirma em comunicado Henry Farr, director da Brand Finance.

O top 5 do ranking é composto apenas por insígnias norte-americanas, sendo composto pela Hampton (4 mil milhões de euros), a Holiday Inn (3,4 mil milhões de euros) e a Marriott (2,9 mil milhões de euros).

Apenas na sexta posição surge a primeira marca fora dos EUA, a chinesa Shangri-la. Seguem-se, no top 10, e por ordem decrescente, as norte-americanas DoubleTree by Hilton, Sheraton e Embassy Suites by Hilton, e a britânica Intercontinental.

De acordo com a Brand Finance, a marca que regista um maior ritmo de crescimento neste sector é a Le Méridien, que integra a rede Marriott. Esta marca cresceu 375%, para 669,4 milhões de dólares (619,5 milhões de euros), o que lhe valeu a entrada no top 50 do ranking, posicionando-se no 23.º lugar.

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