Heróis do Mar…

ricardo-florencioJá aqui escrevi que Portugal tem todas as condições para ser um País de sucesso. Senão vejamos: os nossos trabalhadores e gestores são elogiados quando trabalham além-fronteiras; muitos portugueses ocupam lugares de topo em multinacionais por esse mundo fora; os nossos gestores são premiados e elogiados internacionalmente quando trabalham em Portugal; muitas das nossas empresas são distinguidas, a nível internacional, pelas suas práticas, estratégias, resultados; as filiais das multinacionais instaladas em Portugal apresentam bons resultados. Muitas vezes são inclusive as que apresentam melhores resultados a nível europeu ou mundial; quando organizamos grandes eventos, quer desportivos, quer culturais, somos largamente elogiados.
E muito mais poderia ser enumerado.

E assim, o que nos falta?

Porventura, entre outras, falta-nos atitude positiva. Falta-nos reconhecimento. Mas temos de começar por aqui mesmo, dentro de fronteiras. Só conseguimos ter o reconhecimento da comunidade internacional, se primeiro reconhecermos que somos bons no que fazemos. Que temos produtos bons, que temos empresas com sucesso, que temos excelentes trabalhadores e gestores. Temos muitos casos de sucesso que servem de base a este reconhecimento. Temos muitas histórias de empresas e pessoas, que, de situações complicadas e difíceis, conseguiram inverter o curso da história, sendo agora casos de sucesso. Temos muitos casos para contar, para partilhar, para servir de incentivos a outros. Mas, em primeiro lugar, só se interiorizarmos tudo isto, só se assumirmos perante nós próprios, e depois perante os outros, que somos bons, e que ainda podemos ser melhores, é que conseguimos provar, neste mundo global tão concorrencial, que podemos ser um País de sucesso.

Nós, na Marketeer, temos feito um esforço nesse sentido. Em todas as edições partilhamos com os nossos leitores casos de sucesso, de estratégias, de empresas portuguesas, que por cá, ou lá por fora, são exemplos. Levámos a cabo uma conferência em Outubro do ano passado, em que convidámos um leque alargado de empresas portuguesas que são reconhecidamente de vanguarda por esse mundo fora. Com elas, partilhámos o que fizeram, como fizeram, para atingir esses resultados, e assim, como através de empresas portuguesas, podemos melhorar a imagem de Portugal. Iniciámos um projecto designado TIP Talks, onde, com periodicidade mensal, partilhamos histórias de sucesso, turnarounds, pensamentos estratégicos inovadores, de portugueses, feito por portugueses. E temos mais acções planeadas. Nós, Marketeer, temos feito o nosso trabalho. Se todos fizerem o seu, tenho, temos, a certeza que o turnaround de Portugal vai ser bem mais rápido e eficaz.

Artigos relacionados