Henkel funde marcas de Laundry & Home Care e Beauty Care
A Henkel anuncia hoje que pretende fundir as vertentes de negócio Laundry & Home Care e Beauty Care numa só: a Henkel Consumer Brands. O processo de integração já começou e deverá terminar no início de 2023.
Esta nova unidade permitirá à multinacional combinar, sob o mesmo “tecto”, marcas como a Persil e a Schwarzkopf, que abrange o negócio de cabeleireiros profissionais. Para Carsten Knobel, CEO da Henkel, esta fusão «trará benefícios significativos» também para os accionistas, clientes e equipas, além de ficar numa posição favorável à moldagem do «seu futuro numa indústria muito dinâmica».
Esta plataforma “multicategoria” trará à empresa «cerca de 10 mil milhões de euros em vendas», proporcionando «uma base mais ampla para optimizar e moldar ainda mais» o portefólio da Henkel, acrescenta o CEO, em comunicado. O foco será uma melhor captação de potencial de crescimento orgânico e inorgânico nos produtos com um atractivo potencial de crescimento e margem.
No que toca à oferta, a Henkel irá desinvestir em alguns produtos e descontinuar outros considerados “não essenciais”. Esta medida será colocada em prática já em 2022, no sector Beauty Care.
No ano fiscal de 2021, as vendas do Grupo Henkel aumentaram para 20 mil milhões de euros. A unidade de Beauty Care registou vendas de 3,6 mil milhões de euros e um crescimento orgânico de 1,4%. Na unidade de Laundry & Home Care, as vendas cresceram para 6,6 mil milhões de euros, o que representa um crescimento orgânico de 3,9%.