HelloMask: Máscaras faciais transparentes a caminho

Apesar do seu uso obrigatório, as máscaras faciais podem fazer alguns utilizadores sentirem-se desconfortáveis, com dificuldades em respirar ou em falar, sobretudo se forem utilizadas por um longo período de tempo. Contudo, um grupo de investigadores suíços está a desenvolver uma alternativa que promete solucionar estes problemas: uma máscara transparente, respirável e biodegradável.

As máscaras transparentes foram baptizadas de HelloMask e têm vindo a ser desenvolvidas nos últimos dois anos por investigadores da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e da Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology. De acordo com os responsáveis, o objectivo passa por disponibilizar as máscaras, em primeiro lugar, aos profissionais de saúde, para que estes possam comunicar mais facilmente com os seus pacientes e mostrar “empatia”.

As HelloMask são feitas à base de fibras transparentes de biomassa e são produzidas através de electrofiação, um processo eléctrico que permite a formação de camadas extra-finas, separadas por apenas 100 nanómetros , o que permite a entrada de partículas de ar mas impede a transmissão de bactérias e vírus.

As máscaras transparentes estão já muitos próximas de chegar ao mercado. O grupo de investigadores já criou uma startup, designada HMCare, que será responsável pela produção em massa e comercialização desta inovação.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...