Heinz pede desculpa por mais uma campanha considerada racista. É a segunda vez numa semana
A Heinz retirou a campanha publicitária do Halloween, que foi considerada racista. O plano, que pretendia ser uma piscadela de olho à sequela do Joker, mostrava pessoas com ketchup na boca. No entanto, uma imagem que representava um homem negro fez lembrar os espetáculos de menestréis – uma espécie de teatro popular tipicamente americano baseado em ideais racistas – e provocou uma indignação generalizada.
O anúncio, lançado em vários países europeus, incluindo o Reino Unido, a França e a Alemanha, era suposto ser lúdico com o slogan “it ha ha has to be Heinz”. Em vez disso, o spot teve um impacto negativo, especialmente na sequência de outro passo em falso da Heinz no metro de Londres, que levou a um pedido de desculpas. Ambos na mesma semana.
Na sequência dos protestos do público, a Heinz retirou rapidamente o anúncio do Dia das Bruxas e emitiu um pedido de desculpas separado para a campanha subsequente, reconhecendo a mágoa causada e admitindo que a mensagem não foi culturalmente sensível, manifestando vontade em melhorar o marketing futuro.