Heineken quer ir para lá da cerveja e anuncia novo foco nos produtos sem álcool
Heineken é sinónimo de cerveja, mas isso talvez venha a mudar nos próximos anos. A empresa responsável por uma das cervejas mais populares do Mundo está a enfrentar dificuldades e anunciou que irá avançar para novas categorias e investir em produtos sem álcool – segmento que considera ter um potencial de crescimento elevado.
Os números mas recentes da Heineken apontam para um prejuízo de 204 milhões de euros em 2020, o que compara com um lucro de 2,2 mil milhões em 2019. A receita também caiu 16,7% para 23,8 mil milhões de euros.
Segundo a CNN, os resultados financeiros da empresa são justificados pela pandemia e pelo encerramento de bares e restaurantes, um dos principais canais de venda para os seus produtos. Como resultado, a Heineken pretende despedir oito mil pessoas, o que representa um corte de quase 10% na força de trabalho a nível mundial. Esta onda de despedimentos permitirá poupar dois mil milhões de dólares em dois anos.
Além de reorganizar a empresa, o plano da Heineken passa por repensar também o negócio. Com o confinamento, o consumo de álcool saltou para os lares dos consumidores, provocando um aumento do interesse por plataformas de venda directa ao consumidor – disponibilizadas, por exemplo, pelas marcas de cerveja artesanais.
Outra tendência verificada ao longo do último ano diz respeito ao consumo de bebidas sem álcool. De acordo com a mesma publicação, a Heineken viu as vendas deste segmento aumentar, enquanto as vendas em volume da cerveja tradicional caíram 8,1%. Perante este cenário, a Heineken pretende tornar as suas opções sem álcool disponíveis em todos os mercados.
Hard seltzer, ou seja, água aromatizada com álcool, será outro dos focos da empresa. A Heineken já lançou produtos desta categoria no México e na Nova Zelândia no ano passado e planeia chegar a mais países nos próximos meses.