Heineken mostra cartão vermelho ao sexismo no futebol com experiência social

A Heineken juntou-se aos ex-jogadores da seleção de futebol inglesa Jill Scott e Gary Neville para criar a experiência social “The Social Swap”. Esta acção pretende combater o preconceito de género que surge quando as mulheres partilham as suas opiniões sobre futebol nas redes sociais.

A “The Social Swap”, co-criada pelas agências LePub e Edelman, fez com que Jill Scott e Gary Neville trocassem, em segredo, os perfis nas redes sociais durante cinco dias para partilharem as suas sinceras opiniões sobre os jogos, desde a utilização do VAR até às rivalidades entre equipas e prognósticos sobre os jogos.

As conclusões demonstram que o perfil de Jill Scott recebeu cinco vezes mais respostas sexistas do que o de Gary Neville quando, na verdade, partilhavam pontos de vista e comentários semelhantes.

Para além de utilizar a ação “The Social Swap” para alertar para o preconceito de género nas discussões sobre futebol no mundo digital, a Heineken está a dar o pontapé de saída na nova época com recurso à inteligência artificial (IA). O poder da IA promete ajudar os adeptos a denunciar a toxicidade sexista online e garantir que todos podem partilhar livremente as suas opiniões sem receio de abusos.

Graças à nova parceria entre a Heineken e a Arwen AI, um número limitado de adeptos de futebol terá acesso gratuito à sua ferramenta de moderação digital. A Arwen AI permite aos utilizadores filtrar a negatividade dos seus feeds nas redes sociais, ocultando quaisquer comentários indesejados ou ofensivos e spam.

«A Heineken quer ser o patrocinador mais inclusivo do futebol e a experiência social ‘The Social Swap’ expõe não só o desequilíbrio desleal na cultura dos adeptos de futebol, mas também a importância de todos mostrarmos o cartão vermelho ao preconceito de género e à toxicidade online. Para além de encararmos o problema denunciando práticas hostis, ao associarmo-nos à Arwen, vamos tirar partido da nova tecnologia de IA para ajudar os adeptos a pôr de lado o ruído negativo e a promover nesta nova época conversas em torno do que se passa dentro das quatro linhas, apenas sobre futebol», diz, em comunicado, Nabil Nasser, global head da Heineken Brand.

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