Hearts & Science chega a Portugal com Mariana Lorena ao leme

Foi esta semana apresentada ao mercado a Hearts & Science, a mais recente agência do Omnicom Media Group em Portugal e que teve a sua génese nos EUA, em 2016.

Mariana Lorena, directora da Hearts & Science, explica à Marketeer que o que diferencia esta agência das já existentes no grupo é que a Hearts & Science é a única nascida COM a geração Alpha, ou seja, na geração da Big Data, das Tecnologias Inteligentes, do Consumidor 5.0. «Como tal todo o seu ADN, todo o seu propósito foi e é pensado, desenvolvido, para dar resposta aos desafios que se colocam ao nível do Marketing e da Comunicação e que advêm destas inovações/transformações. É precisamente pelo facto de ter sido criada num ambiente data-driven e altamente tecnológico que a Hearts & Science tem uma abordagem, uma perspectiva própria. Pretende tirar o maior e melhor proveito da Big Data e das Tecnologias Inteligentes para recodificar a media, dar-lhe mais escala, potenciar o seu alcance e a sua relevância e com isso criar relações de maior proximidade entre marca e consumidor.»

Para já a Hearts & Science será composta por uma equipa de 4 ou 5 elementos, sendo, nesta fase, pessoas que transitam de outras áreas do grupo. Além de Mariana Lorena, que chega da direcção do FUSE, Hugo Fidalgo, anteriormente na PHD, passa para a Hearts & Science como Strategic Manager. «Obviamente que contamos como o apoio das outras áreas do Omnicom Media Group sempre que assim se justifique.» Para já, em Portugal a Hearts & Science está a trabalhar os clientes JLR, Costa Verde e Urgo.

Mariana Lorena deixa claro que não há propriamente uma tipologia de cliente em termos de sector/área que faça mais sentido a agência trabalhar, mas sim todos os clientes «que sentem que há um espaço que pretendem ocupar, desafios novos que pretendem ultrapassar, clientes que querem uma nova abordagem à media e uma equipa altamente motivada, cheia de energia com uma grande capacidade de adaptação e vontade de fazer a diferença».

Clima de revolução

A agência nos EUA nasceu num período dinâmico e de explosão de marcas e serviços que revolucionaram a vida dos consumidores – como Tesla, Facebook, Youtube, iPhone, Airbnb, Uber, Instagram e TikTok, só para citar alguns. A primeira grande conta que viria a conquistar parcialmente foi, nada mais que a Procter & Gamble, multinacional que está, por sistema, entre os maiores anunciantes a nível global.

Hoje, a Hearts & Science conta com 38 escritórios, em 27 países e mais de 1600 colaboradores em todo o mundo. Já em 2023, depois de ter conquistado a conta global da JLR (ex. Jaguar Land Rover), esse viria a ser factor determinante para «acelerar aquilo que já estava a ser pensado, ou seja, a abertura da agência no mercado português», conta Mariana Lorena.

E para quem se está a questionar, confirma-se: a Hearts & Science é uma agência de meios. Mas não é uma single-client agency. Aliás, salientaram os responsáveis durante a apresentação, há já vários países com um portefólio de trabalho realizado para várias marcas relevantes como UGG, AT&T, SEGA, TikTok, FreeNow, Warner Bros., The Telegraph e Toshiba.

Texto de Maria João Lima

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