Havas Media Network lança ferramenta para medir impacto de carbono das campanhas
Chegou ao mercado português a “Havas Carbon Impact Calculator”, da Havas Media Network, uma ferramenta interna exclusiva para as agências do grupo Havas a nível global, criada com o propósito de calcular o impacto real da pegada de carbono das campanhas Criativas, de Media e de Eventos dos seus clientes.
Focando-se especificamente nas emissões designadas por “Scope 3” – emissões indirectas de gases de efeito estufa que ocorrem ao longo da corrente de operação de uma organização –, esta calculadora permite aos clientes do grupo Havas avaliar e contribuir para a redução das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor.
Colocando a teoria em prática, este cálculo irá permitir às várias agências do grupo, entre as quais se encontram a Havas Media, a Arena Media e a Havas Play, aconselharem, por exemplo, sobre qual o plano mediático ou anúncio televisivo que pode satisfazer as necessidades dos clientes e, simultaneamente, garantir uma campanha menos intensiva em carbono e mais responsável para o planeta.
De forma a garantir uma estimativa o mais rigorosa possível, esta ferramenta, disponível para todas as agências do Grupo Havas a nível global, segue uma metodologia concebida para ser adaptada às especificidades de cada país, garantindo que os cálculos se baseiam em dados específicos nacionais, como, por exemplo, o consumo de energia de cada nação. Para o cálculo dos meios de comunicação, a ferramenta utiliza igualmente dados específicos directamente dos fornecedores de meios de comunicação da Havas, garantindo às agências e aos clientes uma medição consistente do carbono.
«Esta ferramenta não serve apenas para oferecer valor acrescentado e responder às necessidades dos nossos clientes, mas é também uma oportunidade da própria Havas Media Network impactar a sustentabilidade do grupo e promover um dos seis pilares da nossa política de Responsabilidade Social Corporativa. O nosso objectivo é trabalhar em conjunto com os nossos clientes, anunciantes e proprietários dos meios de comunicação para, em conjunto, tentarmos reduzir a nossa pegada de carbono e encontrar novas soluções mais sustentáveis», diz, em comunicado, Miguel Serrão, head of Digital da Havas Media Network e managing partner da DBI.