Haddock chega a Portugal para «revolucionar a gestão de restaurantes» através do digital
Um dos problemas mais comuns junto dos proprietários de restaurantes é o tempo perdido a tratar manualmente das tarefas associadas à gestão de custos do negócio. Foi a pensar neste obstáculo que surgiu a Haddock, uma plataforma criada por três amigos que pretende digitalizar o sector e profissionalizar o quotidiano de quem lida com os bastidores de uma empresa de restauração.
Nascida em Espanha há cerca de um ano, a Haddock tem como fundadores Arnau Navarro – experiente em startups e projectos digitais –, Carlos Marchal – que conta com um perfil mais técnico –, e Pol Rosell – cujo restaurante fechara portas há pouco tempo, vítima da pandemia. Foi nesta fusão de factores que o trio decidiu unir esforços e investir em algo que poderia ajudar um mercado ao qual a digitalização parece tardar em chegar.
A vinda para Portugal é recente e dá-se pela proximidade geográfica, mas também «pela forte cultura gastronómica do País», explica em entrevista à Marketeer o CEO Arnau Navarro. «Depois de passarmos algum tempo a conhecer o ambiente português dentro do acelerador [de startups] From Start To Table, percebemos que podíamos oferecer uma solução que podia ser muito bem recebida dentro do sector.»
Daqui planeiam continuar a expansão na América Latina onde já se encontram – México, Colômbia, Equador, Peru, Costa Rica e Chile, nomeadamente –, mas, por agora, o foco é aumentar a carteira de clientes em Portugal e chegar à maioria dos distritos portugueses de forma a consolidar a sua visibilidade e presença no mercado. «Os próximos passos assentam em conquistar a atenção e confiança dos proprietários da restauração para que, a médio e longo prazo, sejamos o seu aliado estratégico», revela Arnau Navarro.
A missão final é «revolucionar a gestão de restaurantes em todo o mundo», através de uma solução eficaz para o controlo de custos. Isto acontece com recurso a inteligência artificial que, através de uma fotografia às facturas e da integração com os pontos de pagamento, processa a informação de forma automática. Em tempo real é, então, fornecida uma visão geral do volume de gastos, vendas e consumo médio por cliente, permitindo ao proprietário e identificar aumentos de preços nos produtos que compra aos seus fornecedores e controlar o custo através da fixação de preços de referência.
No que toca à estratégia de comunicação para levar a Haddock a mais pessoas, Arnau Navarro revela que quiseram «fugir à forma tradicional de comunicar soluções tecnológicas». Sendo um «sector que, por vezes, não é nada atractivo para o consumidor», tentaram utilizar «várias plataformas para comunicar a Haddock como uma solução eficaz, jovem e disruptiva que assegura que o proprietário do restaurante delega tarefas de gestão à plataforma, para que se possa concentrar no que realmente importa: o cliente».
Texto de Beatriz Caetano