Há uma plataforma online de moda a levar marcas portuguesas para o mundo

Lançada em Novembro, a plataforma online de moda Eggo nasceu durante o confinamento para responder à distância que se impôs entre as lojas portuguesas e os clientes. A plataforma reúne roupa, calçado e acessórios das melhores marcas do mundo num espaço onde os criadores nacionais têm destaque.

Criada pelos empresários portugueses Ruben Lamy e Vítor Frieza, a plataforma conta já com cerca de 1500 artigos, de 70 marcas de moda de mulher, homem e criança, disponíveis online. Entre as marcas disponíveis poderá encontrar Nuno Gama, Miguel Vieira, Sanjo, MWay, João Rolo, Inimigo, Burberrys, Gucci, Balenciaga, Chanel, Emporio Armani e Hugo Boss, entre outras seleccionadas pela sua atitude e visão de futuro.

A plataforma mostra propostas de “outfits” e oferece conteúdos que ajudam a escolher as suas peças. «Cada pessoa deve conseguir transmitir a sua identidade com o vestuário que usa, sem ficar limitada a uma marca. Deve poder criar o seu lifestyle com várias marcas e vários criadores», afirma Vítor Frieza, stylist da EGGO e criador da MWay, marca nacional de vestuário masculino, com uma identidade street and urban fashion criada em 2014.

Ruben Lamy salienta que com a Eggo querem «levar as lojas portuguesas para o mundo». Na opinião de Ruben Lamy e Vítor Frieza, «Portugal é um dos melhores países do mundo a fabricar na área da moda. Os melhores criadores produzem em Portugal. As marcas nacionais conseguem ter produtos com uma qualidade muito acima dos nomes internacionais e a preços inferiores».

Ruben Lamy explica à Marketeer que com a aposta em produção fotográfica própria, styling de peças e investimento em marketing digital para os mercados alvo mais relevantes vão conseguir visibilidade para os designers portugueses presentes na plataforma.

Porque é que sentiram que este era o momento certo para lançarem esta plataforma?

Logo a seguir à reabertura das lojas, depois do primeiro confinamento, sentimos que era o momento exacto para investir neste projecto. Eu já tinha algumas lojas, noutros sectores, e há algum tempo que tinha vontade de criar um e-commerce. Gosto muito de moda, como consumidor. Vi que as lojas multimarca, localizadas nos centros das principais cidades portuguesas, tinham pouca oferta online e que, com a pandemia, perderam muitos clientes nacionais e turistas.

Agora, com a Eggo, quero levar as lojas portuguesas para o mundo. Portugal é um dos melhores países do mundo a fabricar na área da moda. Os melhores criadores produzem em Portugal. As marcas nacionais conseguem ter produtos com uma qualidade muito acima dos nomes internacionais e a preços inferiores.

Quais as expectativas de volume de vendas anuais?

O valor esperado de vendas anuais na Eggo é de 10 milhões de euros. A maior parte virá de encomendas internacionais. As primeiras compras surgiram de Inglaterra e da Irlanda, dois dos locais onde estamos a investir mais em marketing digital.

Até ao momento, quais os tipos de peças mais adquiridas pelos clientes?

As primeiras escolhas foram para o calçado de marcas internacionais, principalmente ténis, e o vestuário de criadores portugueses. No caso de algumas marcas portuguesas, sabemos que a compra online é a única forma do mercado inglês e irlandês ter acesso a estes artigos.

Quem é o cliente-tipo da plataforma?

É o cliente que gosta de moda e gosta de marcas. Tem poder de compra elevado e vive num meio urbano, na maioria dos casos, fora de Portugal. Tem entre 25 e 65 anos e já é um consumidor com hábitos de compra online.

Depois da aquisição da MWay, está nos planos adquirir outras marcas?

Sim, esse é também um dos objectivos da Eggo – adquirir uma marca a cada ano. Recentemente adquirimos outra plataforma online, a Miss Devil. Existe há um ano com peças de estilistas e marcas reconhecidas. Está focada em produtos num segmento mais acessível e com uma estratégia assente em campanhas e promoções.

Como será feita a divulgação de novos designers?

Os objectivos da Eggo passam por alargar as parcerias, até ao final de 2020, e alcançar 150 empresas nacionais, aumentando a oferta de artigos online e a disponibilidade de cada peça para os clientes nacionais e internacionais.

Queremos também aumentar o número de designers portugueses presentes na plataforma. Apostamos na promoção destes novos designers com produção fotográfica própria, styling de peças e investimento em marketing digital para os mercados alvo mais relevantes.

Como está a ser feita a divulgação da plataforma junto dos potenciais clientes?

A divulgação assenta numa estratégia e num investimento significativo em marketing digital, com presença regular nas redes sociais, e criação de uma experiência intuitiva e atractiva quando o cliente chega ao website da Eggo Shop.

Apostamos em fotografias de moda que inspiram, propostas de styling que combinam de forma única marcas e criadores diferentes, e num website de fácil utilização para os consumidores.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados