Há uma nova empresa dedicada ao “last mile” do comércio electrónico
Portugal é o mais recente destino da LineTen, empresa britânica de software de e-commerce que promete revolucionar as entregas no próprio dia ao disponibilizar soluções de entrega “last mile”. Presente num total de 25 países, a LineTen tem como missão facilitar as transacções online, fazendo a ponte entre lojas, restaurantes ou farmácias, por exemplo, e os transportadores.
Por cá, a LineTen está instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a partir de onde gere a sua actividade no mercado nacional – suportado por um investimento realizado em conjunto com o Fundo de Coinvestimento 200M.
O pilar da LineTen é a solução Delivery Manager, que permite agregar vários transportadores numa só plataforma com possibilidade de integração automática (via API) em qualquer loja online. A ideia será reduzir os custos de integração e manutenção e minimizar a complexidade associada à gestão das entregas.
Além disso, a tecnologia da empresa britânica oferece o acesso a opções ilimitadas de frota e de dimensões de encomendas, o que deverá permitir uma maior escalabilidade/flexibilidade em períodos de pico. Segundo Bruno Gil, country manager da LineTen em Portugal, a solução «possibilita, ainda, a alocação automática do melhor parceiro de transporte para cada encomenda (mediante requisitos previamente acordados com o cliente, tais como, preço, rapidez, conveniência, etc.) ou a escolha manual deste parceiro (sem a necessidade de integração)».
Há ainda outra solução disponível, a POS Bridge. Neste caso, a intenção é simplificar as operações omnicanal ao integrar vários sistemas ePOS de diferentes marketplaces numa só plataforma. No universo da restauração, esta ferramenta permite «que os pedidos sejam enviados de forma automática para a cozinha, eliminando erros provenientes da entrada manual. Facilita, também, a actualização de preços, adição de novos produtos, promoção de um item, ou ocultação de itens temporariamente indisponíveis», acrescenta o mesmo responsável.
Já no que à venda directa diz respeito, a LineTen propõe a tecnologia Online Ordering, através da qual são eliminados os intermediários no processo de venda de um produto.
Neste momento, a Lineten conta com cinco colaboradores em Portugal, responsáveis por dar a conhecer e assegurar a implementação destes serviços. No entanto, Bruno Gil adianta que o objectivo é contratar mais profissionais para acompanhar o crescimento do negócio.