Há uma nova agência de influencer marketing em Portugal
H2H, Human to Human, é o nome da mais recente agência a actuar no mercado português na área do marketing de influência. Com abertura de portas a partir de hoje, a agência conta com uma equipa de profissionais portugueses e um escritório em Lisboa, assumindo o espanhol Luis Díaz a direcção geral da agência. Em conversa com a Marketeer, à margem do evento de apresentação, o director-geral comentou que, para já, vão começar com uma equipa de quatro pessoas, mas que a ambição é crescer em clientes e ir aumentando a equipa.
«Temos muita confiança no mercado português, porque começamos agora esta nova etapa, mas já capitalizamos cerca de 5% do investimento total na área [que em 2022 superou os 20 milhões de euros]. São clientes que estamos a gerir em Portugal pela nossa equipa de especialistas e que, antes, estavam a ser geridos a partir de Espanha», conta.
O profissional está confiante de que no final do primeiro ano de actividade em Portugal tenham conseguidio dobrar esta quota de mercado captando clientes locais. «Creio que é possível porque temos uma proposta de valor muito diferente, um grande enfoque analítico e creio que há aí uma oportunidade. À medida que aumenta o investimento no marketing de influência, a necessidade de profissionalizar é maior. E aí teremos um papel muito importante como o que temos tido em Espanha.»
O director-geral da H2H não tem dúvidas de que «para o crescimento do Influencer Marketing em Portugal será essencial a profissionalização do sector. A base desta profissionalização é a transparência em todos os âmbitos: tanto para o consumidor (com um código regulador) como para as marcas. Por exemplo, na H2H, damos transparência total dos contratos que assinamos com os influencers aos clientes para que possam estar seguras de que todo o seu investimento está destinado a pagar aos influencers com que querem trabalhar». O profissional defende que para que funcione e se optimize esse investimento há que profissionalizar esta actividade: as marcas têm de trabalhar com experts que conheçam as oportunidades desta disciplina e possam maximizar o retorno do investimento realizado.
Escusando-se a revelar quais os clientes que a H2H trabalha, Luis Díaz salienta que operam com sectores tão díspares como beleza, moda e retalho. Em comum esses clientes têm o facto de dar muita importância aos dados e à informação. «Para nós o importante é que a marca confie em nós, no nosso valor e na nossa forma de trabalhar. E não que nos procure pelos clientes que já temos.»
Fundada em 2017, a H2H é a agência especialista líder em Influencer Marketing em Espanha, com uma quota de mercado superior a 29% e com 17 milhões de euros de facturação em 2022 (um crescimento de cerca de 70% relativamente ao ano anterior, segundo dados da empresa).
Texto de Maria João Lima