Há uma campanha de uma agência com ADN português na lista de anúncios da Super Bowl 2023

Já ouviu falar em Blockbuster? É uma cadeia norte-americana de lojas dedicadas ao aluguer de filmes que viu o fim do seu reino chegar em 2014, quando a crise económica e o crescimento da Netflix a tornaram obsoleta.

Contudo, das milhares de lojas espalhadas pelos Estados Unidos da América que existiam uma sobreviveu até aos dias de hoje e fez-se notar durante o evento desportivo Super Bowl, tido como o momento mais importante para a publicidade em território norte-americano.

Localizada no estado de Oregon, esta Blockbuster pertence a Ken e Debbie Tisher que confiaram na agência Atlantic New York para mostrarem o que a marca ainda vale. Criada pelo português João Coutinho e o brasileiro Marco Pupo, a Atlantic nasceu no final de 2021 para “trazer uma brisa de ar fresco a uma indústria que respira um ar poluído”.

Foi com o mote “até ao derradeiro final” em mente, que os criativos puseram mãos à obra e ajudaram o casal na sua demanda pela notoriedade de uma marca que, para todos os efeitos, tinha deixado de existir. «É a última Blockbuster do mundo – e é isso que torna a história tão interessante, ainda haver uma de pé que não tenciona ir a lado nenhum», comenta, citado pelo The Drum, Marco Pupo.

Assim nasce um anúncio de 40 segundos que garante isso mesmo: quando o mundo acabar e a internet deixar de existir, a Blockbuster continuará ali para os consumidores. A mensagem é transmitida através de um filme que parece gravado quando a qualidade de imagem era pouca e num cenário apocalíptico.

«O negócio, surpreendentemente, cresce junto da comunidade local, que continua a alugar os filmes que adora. Adoram a nostalgia, mas também há muitos turistas que por ali passam», acrescenta Marco Pupo.

Já João Coutinho revela que o recente sucesso da Netflix “Stranger Things”, decorrido na década de 1980 quando lojas como a Blockbuster eram a norma para os amantes do cinema, também ajudou a elevar o alcance da loja.

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