Há um português no top 10 dos directores de marketing com mais sucesso no LinkedIn

A Epsilon Technologies analisou a actividade de 235 gestores nos sectores dos produtos de grande consumo, retalho, IBEX35, banca, seguros, moda, automóvel e beleza entre Janeiro e Junho de 2024 e elaborou uma lista dos directores de marketing mais bem-sucedidos, presentes na rede social LinkedIn.

Portugal faz-se representar por António Fuzeta da Ponte que, até Maio de 2024, assumia a Direcção de Marketing da Worten. Actualmente, o profissional ocupa a mesma posição mas numa empresa diferente, a NOS.

António Fuzeta da Ponte está no Top 10 dos diretores de marketing de maior sucesso no Linkedin
António Fuzeta da Ponte:  no Top 10 dos diretores de marketing de maior sucesso no Linkedi

Depois de analisar a actividade no LinkedIn de mais de 235 directores de marketing, a Epsilon Technologies, juntamente com a Associação Espanhola de Marketing (AMKT), divulga, através da Marketing News, o ranking dos directores de marketing mais influentes e com maior actividade no LinkedIn.

O ranking por número de interacções é liderado por Gonzalo Saiz, do Bankinter, com uma quota de 8,84%, seguido por Rafael Fernández de Alarcón, da Telefónica (7,49%), e por Jesús Cubero, da Vicio (6,27%). O top 10 é completado por Carlos J. Estevan, da Vicky Foods (5,89%); Antonio Bauza, da Barceló (4,3%); Alfonso Fernández, da Samsung (3,09%); Juan Povedano, da Central Lechera Asturiana (2,81%); Antonio Fuzeta da Ponte, da Worten (2,53%); Javier Pejito, da Burger King (2,41%); e Esther Morell, da Ilunion (2,17%).

O estudo conclui que as publicações mais bem-sucedidas no LinkedIn estão relacionadas com publicações pessoais, campanhas, produtos e projectos e employer branding. Para além disso, os posts de maior alcance são os de formato audiovisual e com conteúdo mais humanizado.

Os directores que ocupam as primeiras posições do ranking conseguem-no graças a uma combinação de factores que têm a ver com a frequência das publicações, a tipologia e os formatos.

No caso de Gonzalo Saiz, Rafael Fernández de Alarcón e Jesús Cubero, publicam cerca de três ou quatro posts por semana. Por último, os formatos que alcançam maior eficácia são os que incluem imagens e vídeos, apesar de as publicações em texto ou artigos terem um maior volume de actividade.

“Num mundo cada vez mais hiper fragmentado e Omni canal, o LinkedIn estabeleceu-se como uma ferramenta crítica para os profissionais de marketing. O nosso relatório destaca a forma como os líderes da indústria estão a aproveitar esta plataforma, não só para melhorar a sua visibilidade, mas também para reforçar a sua marca de empregador e conduzir conversas relevantes. Estes executivos estão a liderar o caminho com estratégias que combinam conteúdo pessoal, campanhas inovadoras e uma forte presença audiovisual”, diz Daniel Dévai, CEO da Epsilon Technologies.

Artigos relacionados