Há um novo rótulo para medir sustentabilidade dos telemóveis
Durabilidade, reciclabilidade e eficiência, tanto em termos climáticos como de recursos, são alguns dos critérios analisados no novo sistema de medição de sustentabilidade para telemóveis. Chama-se Eco Rating e chega ao mercado através de uma aliança de vários operadores da industria, incluindo a Vodafone, Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Telia Company.
Trata-se, no fundo, de um rótulo ecológico que classifica os telemóveis com base no respectivo impacto ambiental. A ideia é ajudar os consumidores a identificarem mais facilmente os equipamentos mais amigos do ambiente, para que esse também seja um factor de decisão no momento de escolha de um novo telemóvel.
O Eco Rating será implementado em toda a Europa, já a partir do próximo mês de Junho, segundo avança a Vodafone em comunicado. O rótulo irá abranger telemóveis de 12 fornecedores, sendo que esta poderá ser uma ferramenta útil também para as empresas que fabricam os equipamentos: o Eco Rating ajudará a comprovar a procura por telemóvel mais sustentáveis e encorajará os fornecedores a investir em dispositivos mais ecológicos.
Bullitt Group (telemóveis ‘robustos’ das marcas CAT e Motorola), Doro, HMD Global (Nokia), Huawei, MobiWire, Motorola/Lenovo, OnePlus, Oppo, Samsung Electronics, TCL/Alcatel, Xiaomi e ZTE são as primeiras marcas de telemóveis associadas ao Eco Rating. A esperança é de que, no futuro, outros fornecedores se juntem.
Quanto à implementação do Eco Rating, a Vodafone esclarece que o sistema estará presente nos pontos de venda, nos 24 países onde os operadores de telecomunicações responsáveis pela iniciativa estão presentes. Portugal está, por isso, incluído.
Mas como é que funciona a avaliação? “Após uma análise detalhada, cada telemóvel receberá uma pontuação global de Eco Rating, numa escala de 0 a 100 pontos, correspondente ao desempenho ambiental do equipamento, ao longo de todo o seu ciclo de vida”, explica ainda a Vodafone.