Há um novo responsável pelo duty free nos aeroportos portugueses
A ANA – Aeroportos de Portugal escolheu a gestora irlandesa Aer Rianta International (ARI), uma subsidiária estatal da DAA (Dublin Airport Authority), para operar as concessões de retalho duty free e duty paid em Portugal, com o objectivo de melhorar a experiência do passageiro, “o sense of place” e a inovação.
O acordo, que entra em vigor a 1 de Junho e que abrange oito aeroportos da ANA (Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Porto Santo, Ponta Delgada, St.ª Maria e Horta), incorpora mais de 34 espaços comerciais, incluindo as lojas âncora duty free, lojas-satélite e lojas de moda/bebidas, com uma área total de aproximadamente 9500 metros quadrados. Em comunicado, a ANA informa que a nova joint-venture irá gerir estes espaços por um período de sete anos.
«No início do processo, identificámos rapidamente que a visão, ambição e experiência da ARI no sector de duty-free complementava perfeitamente a inovação e o serviço da ANA em todos os seus aeroportos. Estamos plenamente convictos de que a nossa experiência e o forte espírito de colaboração com parceiros de joint-venture, marcas e outros intervenientes-chave irá resultar numa grande proposta de retalho nos aeroportos portugueses», afirma Thierry Ligonnière, CCO da ANA.
O CEO da ARI, por sua vez, salienta que esta parceria, após o período conturbado da pandemia, «é a prova do empenho e das competências de toda a equipa da ARI». Ao lado da administradora de aeroportos portuguesa, a empresa irlandesa pretende «proporcionar uma oferta excepcional especialmente adequada a cada um dos aeroportos», indica Ray Hernan.