Há um novo italiano em Lisboa com prova de vinho gratuita esta sexta-feira
Pizzas napolitanas com ingredientes como Crudo di Parma DOP ou burrata, massas frescas, saladas e o tradicional tiramisu são alguns dos destaques do Veramente, o mais recente restaurante italiano a abrir portas em Lisboa. Situado na zona de São Bento, promete uma experiência gastronómica tipicamente italiana, mas não só.
O Veramente também leva o vinho muito a sério e isso vê-se no cuidado que tem a desenhar a carta de propostas para acompanhar as suas pizzas. A apresentação da nova carta de vinhos está marcada para esta sexta-feira, dia 14, e será celebrada com a prova gratuita de dois novos vinhos italianos a todos os clientes que aparecerem para jantar.
«Há algum tempo que queria ter um espaço meu, que não fosse só um restaurante de pizzas, mas sim um espaço onde se pudesse viver o verdadeiro espírito de Itália. Um espaço simples, informal, acolhedor, mas com produtos de grande qualidade, onde se pode almoçar de forma prática, beber tranquilamente um vinho durante a tarde, ou reunir os amigos para jantar», conta Igor Penna, o pizzaiolo de Marano Ticino, na província de Novara, que resolveu um restaurante na capital.
A viver em Portugal desde Dezembro de 2018, Igor Penna decidiu que estava na altura de arriscar num projecto próprio, mesmo em tempo de pandemia. Mas, além dos queijos e enchidos de Itália, do pão artesanal feito diariamente e das pizzas em forno de lenha, importava também encontrar os complementos líquidos perfeitos.
«Um bom prato italiano só faz sentido com um vinho igualmente bom, para uma harmonização perfeita. Começámos com uma carta mais pequena, mas, porque sabemos que os portugueses são bons apreciadores de vinho, em breve teremos 19 opções», adianta Igor Penna.
Cerca de um mês depois de ter começado a servir refeições, o Veramente passará a contar com mais propostas para os seus clientes e, esta sexta-feira, duas delas estarão a prova: Greccio Bianco e Primitivo Del Salento (tinto). São, de acordo com o responsável, «marcas italianas que são muito boas e desconhecidas de muitos».