Há um novo fundo de 10 milhões de euros para apoiar a indústria criativa
A SIC e o Trojan Horse was a Unicorn (THU) estão a preparar um novo fundo de apoio à indústria criativa. O canal de televisão da Impresa anuncia, em comunicado, que vão ser disponibilizados 10 milhões de euros para desenvolver as indústrias de entretenimento digital e interactivo em Portugal.
“Considerando que o país tem o talento e as condições necessárias para se tornar um player a nível mundial, as duas entidades uniram-se para potenciar em Portugal aquela que é a terceira maior indústria do mundo”, indica a SIC. Nesta indústria cabem áreas como audiovisual, filmes, jogos, animação, efeitos visuais ou realidade virtual.
O novo fundo de investimento será lançado no próximo ano e destinar-se-á a projectos em early stage, ou seja, numa fase inicial de desenvolvimento. A ideia será abranger criadores da comunidade do THU com ideias para implementação em Portugal.
Promoção de programas e acções educativas, incubação de talento, criação de hubs de produção e outras iniciativas nas áreas do cinema, produção para televisão, animação, gaming e streaming estão entre o tipo de projectos a apoiar.
Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, lembra que a SIC tem já «um historial de pioneirismo», tendo desenvolvido marcas na área da produção de conteúdos, como a Opto ou o Advnce.
«Esta parceria segue essa vontade: de apoiar a nova criação e de reconhecer o mérito de quem está a iniciar a sua actividade com ideias disruptivas. A nossa participação no fundo permitir-nos-á ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos e talento internacional», adianta o responsável.