Há três criativos de Portugal no painel de jurados do Festival Cannes Lions
O Festival Cannes Lions volta entre os dias 20 e 24 de Junho depois de dois anos de interregno devido à pandemia e vai reunir uma vez mais profissionais de todo o Mundo para celebrar o sector da criatividade, conhecer tendências, potenciar momentos de networking e também colocar campanhas à prova.
Entre o vasto painel de jurados shortlist – responsável por fazer uma primeira selecção dos trabalhos em competição – há três nomes do mercado português: Paulo Pinto, Edson Athayde e Raquel Gomes da Costa. Cada um irá analisar e votar entre 350 e 375 trabalhos em competição.
Nesta primeira fase, os jurados fazem a selecção e votação das propostas a partir dos seus escritórios, sendo depois esta primeira shortlist votada pelos jurados que vão estar presentes em Cannes e que vão determinar as campanhas vencedoras dos Leões.
Paulo Pinto – Chief Creative Officer da Havas Creative Portugal – focar-se-á na categoria Film Lions, Edson Athayde – CEO & CCO da FCB Lisboa – contribuirá para a selecção dos trabalhos da categoria Print & Publishing e Raquel Gomes – head of Production da Fuel – avaliará projectos da categoria Film Craft.
O sector da criatividade vai unir-se e reflectir sobre várias questões, determinando tendências e mudanças no futuro. Um dos grandes tópicos para os quais o festival quer sensibilizar os participantes é também o da sustentabilidade. Com vários painéis e speakers internacionais de renome, entre os quais o actor Ryan Reynolds, que vai explorar a nova era de ouro da televisão e como as plataformas de streaming podem potenciar os anúncios e a publicidade, vão estar em discussão também temas como o metaverso, os NFTs e o poder dos influenciadores digitais, entre outros.