Há quem compre roupa só para as fotos do Instagram
À lista de razões que levam alguém a devolver uma peça de roupa acaba de se juntar uma nova. Um estudo promovido pelo Barclaycard revela que 9% dos britânicos compra casacos, camisolas ou vestidos apenas para tirar fotografias para as redes sociais. Cumprido o propósito, as peças são devolvidas.
Assim que o look do dia (também conhecido como outfit of the day ou #OOTD) é publicado no Instagram ou plataforma similar, está na hora de regressar à loja. O mesmo estudo, reportado pelo site Quartzy, mostra que os clientes entre os 35 e os 44 anos são os que apresentam maior probabilidade de enveredar por este caminho. Mas, atenção, o estudo tem por base as respostas de cerca de dois mil adultos, pelo que o comportamento dos adolescentes não foi analisado.
O Barclaycard indica que o facto de algumas marcas online permitirem que os clientes experimentem as peças de vestuário em casa antes de comprarem estará a contribuir para esta tendência. Além disso, existem insígnias que se posicionam precisamente como a opção indicada para quem quer fotografar para o Instagram: a Fashion Nova, por exemplo, cria roupa pensada especificamente para ser usada uma ou duas vezes apenas; a Rent the Runway aluga peças e faz das devoluções política base.