Há prémios para quem recriar martelo de São João

Sardinhas e manjericos em Lisboa, martelos de São João e alho-porro no Porto, já se sabe. E é desta cidade do Norte do País que chega mais uma edição do concurso “Martelinhos de São João”, criado para que qualquer pessoa possa dar largas à imaginação e reinventar um dos símbolos mais característicos das festas populares.

A quinta edição do concurso, promovido pela Fundação da Juventude, já está a aceitar inscrições de trabalhos em três categorias:“2D”, “Objecto” e “Vídeo”. Os interessados devem enviar as candidaturas até 20 de Maio, sendo que cada participante (individual ou colectivo) pode entregar no máximo três propostas.

As 250 propostas mais votadas vão poder, depois, ser vistas numa exposição da Fundação da Juventude, no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, entre 10 e 16 de Junho. Para as duas melhores criações de cada uma das categorias, o concurso tem um prémio total de 4500 euros para oferecer. O concurso “Martelinhos de São João” conta ainda com a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas enquanto parceira e com o apoio da Fundação Millennium bcp.

Este ano há ainda um novo prémio para a melhor proposta de instalação artística urbana, cujo prazo de inscrição termina a 3 de Maio. Este prémio, organizado em parceria com a Porto Lazer, vai atribuir 1500 euros ao melhor projecto que permita “explorar novas perspectivas sobre o contexto urbano, experimentar e testar soluções criativas relacionadas com a festa de São João enquanto expressão do património cultural e imaterial”, como é explicado em comunicado.

Artigos relacionados