Há menos consumidores a achar que devem ser simpáticos com assistentes virtuais

Quase três quartos dos consumidores acreditam que as marcas deveriam informar sobre a utilização que fazem de conteúdo gerado através da Inteligência Artificial. A conclusão é de um estudo feito pelo IPA e Opimium, que inquiriu dois mil adultos em Maio.

Os dados demonstram que também três quartos dos consumidores querem ser notificados quando não estão a lidar com uma pessoa real e 67% acredita que a IA não devia fingir ser um humano ou agir como se tivesse uma personalidade. Além disso, quase três quartos afirma que a IA devia ser regulada com os humanos a serem responsáveis pela tecnologia.

O estudo revela também que, em comparação com há cinco anos, há menos 25% de consumidores a achar que devem ser simpáticos e ter boas maneiras com os assistentes virtuais (64% em 2018 vs 48% em 2023). Menos de um quarto dos inquiridos acredita ainda que os direitos dos robôs devam ser introduzidos na sociedade.

Artigos relacionados