Há mais portugueses a querer ir de férias no Natal. Só 12% planeia ficar num hotel
De acordo com o estudo Observador Cetelem sobre o Natal deste ano, a intenção dos portugueses irem de férias no Natal e na Passagem de Ano aumentou significativamente em relação a 2020 – de 1% para 14%, respectivamente.
Desta percentagem verificada na época festiva actual, 9% refere que vai viajar para visitar a família, enquanto apenas 5% para viajar e passear. Ainda assim, a grande maioria (68%) não irá de férias durante este período.
Em média, os inquiridos que vão de férias neste período de Natal ou Fim de Ano planeiam gastar 240 euros, sendo que os jovens com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos são os que planeiam gastar mais nas suas férias – cerca de 270 euros. Já os mais velhos ainda em idade activa, na faixa etária dos 55 aos 64 anos, são os que pretendem gastar menos – aproximadamente 200 euros.
Em relação ao local onde irão passar as férias, a maior parte dos portugueses inquiridos que pretendem ir de férias escolhe fazê-lo em Portugal (87%). Destes, 55% vai ficar em casa de familiares ou amigos, 35% numa residência secundária, 12% num hotel, hostel ou pousada e 2% em casas alugadas.