![computador](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/01/computador.jpg)
Há duas palavras “mágicas” para terminar um e-mail que tornam mais provável obter uma resposta
Ao enviar um e-mail para se candidatar a uma vaga ou responder a uma oferta de emprego, cada palavra escolhida pode fazer a diferença. A forma como a mensagem termina, muitas vezes negligenciada, pode ser determinante para captar a atenção do destinatário e aumentar a taxa de resposta.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, que analisou mais de 350 mil e-mails, a maneira como nos despedimos influencia diretamente a probabilidade de obter uma resposta. Expressões como “com os melhores cumprimentos” apresentaram uma taxa de resposta de apenas 52,9%. Em contrapartida, mensagens que incluíam palavras de agradecimento revelaram resultados significativamente melhores.
A pesquisa revelou ainda que as palavras “muito obrigado” ficaram em terceiro lugar no ranking das mais eficazes, seguidas por um simples “obrigado” em segundo lugar. No topo da lista, “obrigado antecipadamente” obteve a melhor taxa de resposta, atingindo os 65,7%.
Os investigadores concluíram que expressar gratidão gera um sentimento positivo de afeto, o que pode fortalecer a relação entre remetente e destinatário. Nesse sentido, para quem deseja aumentar a eficácia da sua comunicação por e-mail, um simples “obrigado antecipadamente” pode ser um detalhe decisivo para obter uma resposta.