Há dois clubes de futebol portugueses entre os 50 mais valiosos do mundo

O SL Benfica e o FC Porto são as únicas equipas nacionais a representar Portugal no ranking das 50 marcas de futebol mais valiosas do mundo. As Águias ocupam a 41.ª posição enquanto os Dragões estão em 48.º lugar.

O Real Madrid CF ganha, mais uma vez, a taça para a marca mais forte, e em 2024 acumula o título de marca mais valiosa do futebol, que no ano passado pertencia ao Manchester City. Os dados são do relatório “Football 50 2024”, da Brand Finance, uma consultora de marketing inglesa.

Assim, o clube madrileno registou um crescimento de 16% no valor da marca, atingindo 1,7 mil milhões de euros. O seu índice de força de marca (BSI) de 96,26 reafirma a posição dominante, graças aos lucrativos acordos de patrocínio, como o da Adidas, e à renovação do Estádio Santiago Bernabéu, que promete melhorar significativamente as receitas comerciais. No que diz respeito à sustentabilidade, o clube implementou várias iniciativas para reduzir a pegada de carbono.

A Premier League tem, neste relatório, o número mais elevado de clubes (17). A liga inglesa tem ainda o valor mais elevado de todas as ligas, com 8,1 mil milhões de euros, em comparação com os 4,5 mil milhões de euros da LaLiga, em segundo lugar. Seis destes clubes figuram no top 10, com o Manchester United FC (valor de marca aumentou 3% para 1,4 mil milhões de euros) e o Liverpool FC (valor da marca aumentou 1,5% para 1,4 mil milhões de euros) a ocuparem a 4.ª e 5.ª posições, respectivamente. O Arsenal FC, o Tottenham Hotspur FC e o Chelsea FC mantêm-se na 8.ª, 9.ª e 10.ª posições, respectivamente.

Já em França, o Paris Saint-Germain FC (PSG) conta com um valor de marca de mais 7%, agora com 1,2 mil milhões de euros, descendo uma posição, para 7.º lugar e permitindo ao alemão FC Bayern de Munique, com valor de marca de mais 12%, com 1,2 mil milhões de euros, avançar ligeiramente para a 6.ª posição.

A saída dos craques Messi, Neymar e Mbappé deverá afectar as perspectivas comerciais do clube: redução das vendas de merchandising, declínio dos valores de patrocínio e uma potencial diminuição do envolvimento dos adeptos internacionais. Assim sendo, o forte desempenho do PSG em campo continua a impulsionar a sua reputação global, sublinhada por um aumento considerável da sua pontuação no BSI para 86,2/100.

O Bayer 04 Leverkusen, da Alemanha, cujo valor da marca aumentou 72%, para 333,6 milhões de euros, registou o maior aumento na tabela, bem como um aumento significativo de 9 pontos no índice de força da marca para 70,5/100. O clube alcançou marcos históricos em 2024, conquistando o primeiro título da Bundesliga, bem como a Taça da Alemanha.

Artigos relacionados