Há cada vez mais portugueses a aceder à internet através da TV
Aceder à internet é, há alguns anos, uma rotina para a maioria dos portugueses e os dados mais recentes do Bareme Internet da Marktest confirmam-no, com 82,7% dos portugueses a assumir ligar-se, seja em contexto de lazer ou de trabalho.
Este valor torna-se ainda mais expressivo nas idades compreendidas entre os 15 e os 44 anos, nas quais se regista um índice de utilização de quase 100%.
A propósito da comemoração do Dia Mundial da Internet, que se assinala esta quarta feira, 17 de maio, a Marktest voltou a olhar para os dados de 2023 do Bareme Internet e verificou que o crescimento deste hábito tem acompanhado a crescente inovação tecnológica, seja na qualidade das redes ou na diversificação de plataformas e formas de acesso.
O advento dos smartphones parece ser um exemplo claro disso mesmo: de facto, o telemóvel é hoje o equipamento mais utilizado pelos portugueses para se ligarem à internet, com 80,4% dos inquiridos no Bareme Internet 2023 a assumirem utilizá-lo para estar online.
O computador, com 63,5% de referências, foi a segunda plataforma mais indicada. Mas o televisor foi o suporte tecnológico cuja utilização para aceder à Internet mais cresceu nos últimos anos.
O universo de portugueses que acede a conteúdos online através do televisor mais do que duplicou nos últimos quatro anos, coincidindo esta “explosão” com o período de pandemia e pós pandemia da Covid-19 e com o aumento de smart-tvs e connected tvs no mercado nacional. O tablet (22,4%) e as consolas de jogos (9,8%) fecham o top 5 de plataformas usadas para estar online.