Há 6 grupos de seguidores de influenciadores. Sabe em qual deles se encaixa?
Sabe que tipo de seguidor de influenciadores é? De acordo com um estudo publicado no Journal of Advertising Research, os utilizadores podem ser divididos em seis grupos diferentes, dos que procuram ideias aos seguidores silenciosos.
Esta categorização dos utilizadores de redes sociais pode representar uma forma adicional de os profissionais de marketing desenvolverem estratégias e campanhas de marketing de influência. Ao compreenderem melhor a audiência, podem criar activações mais focadas num público-alvo específico, aumentando o sucesso do trabalho.
Com base num inquérito feito a 938 consumidores norte-americanos, o estudo identificou os seguintes públicos:
– Idea seekers (32%): este grupo segue influenciadores principalmente por questões de entretenimento e inspiração. O Instagram e o YouTube são as plataformas de eleição e seguem, em média, 4,1 influenciadores cada.
– Silent followers (20%): o desejo de entretenimento é o principal ponto de conexão deste grupo. Seguem um pequeno conjunto de influenciadores – uma média de 1,3 – e 79% nunca gastou dinheiro nas suas recomendações.
– Entertainment-driven inspiration seeker (17%): 91% destes utilizadores já adquiriu produtos com base nas sugestões de influenciadores. Segue uma média de 16,8 influenciadores e procuram entretenimento, inspiração e ofertas.
– Spontaneous entertainment-driven (13%): embora estes utilizadores sigam 17 influenciadores em média, a sua interacção com o conteúdo é relativamente modesta.
– Influencer unengaged (11%): estes seguidores, em média, são fãs de apenas 1,1 influenciadores e ficam abaixo da média em todas as motivações para seguir estas figuras online.
– Super Fan (7%): os membros deste conjunto seguem em média 141,9 influenciadores cada. Representam o segmento mais jovem do estudo.